Região do Cerrado Mineiro é destaque no Connection Terroirs do Brasil 2025

Cerrado Mineiro reforça liderança entre cafés de origem na 8ª edição do evento
Degustação de cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro no Connection Terroirs
Divulgação
Acompanhe tudo sobre Café, Cerrado Mineiro e muito mais!

Reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus cafés especiais e pioneira na conquista de uma Denominação de Origem (DO), a Região do Cerrado Mineiro (RCM) será um dos grandes destaques da 8ª edição do Connection Terroirs do Brasil, que acontece de 28 a 31 de maio, em Gramado (RS).

Com o tema “Terroirs do Brasil”, o evento se consolidou como a principal vitrine nacional de produtos com origem certificada. Atualmente, o Brasil possui 131 itens registrados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e o Connection se firma como uma plataforma estratégica para a valorização e comercialização desses produtos, além de incentivar o turismo, a agricultura familiar e o fortalecimento da identidade regional.

Cerrado Mineiro: referência nacional e internacional

No estande “Espaço das Regiões Produtoras de Cafés de Origem”, que reúne as principais regiões cafeeiras do país, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado marcará presença com um espaço exclusivo. Nele, será possível conhecer a história, a tradição e a qualidade que fazem dos cafés da Região do Cerrado Mineiro uma referência nacional e internacional.

Os visitantes poderão degustar bebidas que expressam o sabor, o cuidado e a excelência dos produtores do Cerrado Mineiro, reconhecidos pela consistência e identidade sensorial marcantes.

Representantes da Região do Cerrado Mineiro no evento

A presença da Região do Cerrado Mineiro será representada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com participação de Maryana Novais de Castro, coordenadora de Qualidade, e Juliano Tarabal, diretor executivo, que também será um dos palestrantes do evento.

Em sua apresentação, Tarabal abordará o panorama das regiões produtoras de café no Brasil e destacará a importância estratégica das certificações de Indicação Geográfica (IG) como diferencial competitivo no cenário global.

“O Connection Terroirs do Brasil é uma oportunidade única para promover os cafés do Cerrado Mineiro, fortalecer conexões com outros produtores e parceiros comerciais, e apresentar ao público a singularidade dos produtos certificados. Para a RCM, que foi a primeira região cafeeira do país a obter Denominação de Origem, o evento é um palco estratégico para reafirmar nossa liderança no setor de cafés de origem controlada”, afirma Juliano Tarabal.

Connection Terroirs: vitrine para produtos de origem

O Connection Terroirs do Brasil se consolidou como um evento de destaque, promovendo produtos brasileiros certificados, como queijos, vinhos, cachaças e, claro, cafés especiais. Além da exposição, o evento conta com palestras, degustações e rodadas de negócios, criando um ambiente propício para a valorização dos terroirs brasileiros e a promoção do desenvolvimento sustentável das regiões produtoras.

A força do Cerrado Mineiro no cenário global

A Região do Cerrado Mineiro se destaca por sua organização produtiva e pela adoção de práticas sustentáveis que garantem a rastreabilidade e a qualidade dos grãos. Foi a primeira região do Brasil a obter uma Denominação de Origem para cafés, reconhecendo oficialmente as características únicas proporcionadas pelo clima, solo e saber-fazer dos produtores locais.

Com cerca de 4,5 mil produtores e uma área de produção que supera 200 mil hectares, a RCM é responsável por uma expressiva parcela das exportações brasileiras de café, com grãos que conquistam mercados exigentes ao redor do mundo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Potássio, cálcio, boro e enxofre na cultura do trigo: como esses nutrientes influenciam na qualidade e produtividade

2

Florada do abacate: manejo sustentável

3

Embarques de carne de frango restabelecem níveis e alcançam 480 mil toneladas em setembro

4

Exportações de carne suína alcançam maior volume mensal da história

5

Amendoim: exportação registra marca história de 180 mil toneladas

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Potássio, cálcio, boro e enxofre na cultura do trigo: como esses nutrientes influenciam na qualidade e produtividade

Macro,Pollinating,Honey,Bee,On,Blossom,Of,Avocado,Tree,Set

Florada do abacate: manejo sustentável

Foto: Sara Rangel

Nova mandioca BRS Jacundá promete triplicar produtividade no Amazonas

Fungos crescendo em diferentes substratos em placas de petri

Fungos deverão ser importante fonte de proteína no futuro