Publicidade

Região do Cerrado Mineiro celebra 20 anos de Indicação Geográfica com experiências sensoriais e inovação na SIC 2025

Evento acontecerá de 4 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
Divulgação
Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!

A Região do Cerrado Mineiro (RCM) celebra 20 anos do reconhecimento da sua Indicação Geográfica (IG) com uma participação especial na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, que acontecerá de 4 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O estande da RCM, com o apoio das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, vai destacar o pioneirismo e a excelência dos cafés de origem controlada, reforçando a força da certificação e o protagonismo da região no cenário nacional e internacional.

Experiência sensorial e lançamento inédito

Durante o evento, o público poderá participar de sessões diárias de cupping com cooperativas e campeões do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, nas categorias Natural, Cereja Descascado e Doce Cerrado Mineiro, realizadas às 11h, 14h e 16h.

A nova categoria “Doce Cerrado Mineiro” será apresentada pela primeira vez na cafeteria do estande, reconhecendo os cafés mais doces da safra 2025/2026 — avaliados com o método inédito Coffee Value Assessment (CVA), desenvolvido pela Specialty Coffee Association (SCA). Com a adoção oficial desse protocolo, o Prêmio se torna o primeiro do Brasil a utilizar o CVA, que traz mais precisão, consistência e transparência às análises sensoriais.

“Celebrar duas décadas da Indicação Geográfica no ambiente da SIC é reafirmar nosso compromisso com a origem e com o valor agregado da cadeia produtiva. Trazer o CVA ao Prêmio é um passo decisivo para mostrar ao mercado global que a Região do Cerrado Mineiro pode liderar a inovação sensorial no café de origem controlada brasileiro”, destaca Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Com o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, a Semana Internacional do Café 2025 promete uma das maiores edições da história. Serão 240 expositores em 20 mil m² de área, com expectativa de 25 mil visitantes e R$ 150 milhões em negócios. O evento reunirá toda a cadeia produtiva para debater tecnologia, sustentabilidade e novas tendências de consumo, reforçando o reposicionamento do café brasileiro no mercado global. 

20 anos de Indicação Geográfica

O selo de origem dos cafés do Cerrado Mineiro foi concedido em 2005, como Indicação de Procedência (IP), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2013, a região avançou para o reconhecimento máximo como Denominação de Origem (DO) — registro IG201011 — tornando-se a primeira do Brasil a conquistar esse título para cafés. Essa certificação atesta que os grãos produzidos na RCM resultam de uma combinação única de clima, solo, altitude (entre 800 e 1.300 metros) e práticas de cultivo e processamento que conferem identidade, rastreabilidade e excelência à origem.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Época de jaca: quando começa a colheita no Brasil

2

Tomate rasteiro: cultivo e importância no Brasil

3

Desafio CESB 2025 abre inscrições para produtores de todo o Brasil

4

Região do Cerrado Mineiro celebra 20 anos de Indicação Geográfica com experiências sensoriais e inovação na SIC 2025

5

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Produtores de soja participam de campo auditado do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja 2025 do CESB.

Desafio CESB 2025 abre inscrições para produtores de todo o Brasil

Divulgação

Região do Cerrado Mineiro celebra 20 anos de Indicação Geográfica com experiências sensoriais e inovação na SIC 2025

Produtores de café participam de palestra técnica do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 no Sul de Minas.

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro

Sintomas de Síndrome da Murcha da Cana

Síndrome da Murcha da Cana é ameaça contínua aos canaviais