Pulverização otimiza gestão de custos na propriedade rural

Crédito Case IH

Publicado em 2 de julho de 2017 às 07h22

Última atualização em 2 de julho de 2017 às 07h22

Acompanhe tudo sobre Agricultura de precisão, Agrishow, Água, Algodão, Automação, Defensivo, Gestão, GPS, Pulverização, Tela e muito mais!

Sistema DropScope foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação do IAC-SP, o IMA-MT e a empresa X-Factory. A ferramenta reduz em até 30% o desperdício de defensivos agrícolas

Crédito Case IH
Crédito Case IH

Desenvolvido em conjunto pelo Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP “, a empresa X-Factory e o IMA ” Instituto Mato-Grossense do Algodão, o sistema DropScope foi lançado na Agrishow. Trata-se, segundo pesquisadores, de uma inovadora ferramenta de agricultura de precisão, concebida para o produtor rural obter eficácia agroeconômica nas aplicações de defensivos agrícolas.

Na etapa de testes, pesquisas e validação de resultados científicos, informam os desenvolvedores, o sistema DropScope resultou na queda de até 30% nos custos de tratamentos com defensivos agrícolas, sobretudo em virtude da redução de desperdícios.

Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da X-Factory, o empresário Edson Minatel destaca que a nova tecnologia será disponibilizada ao mercado na forma de um kit, composto por um aplicativo para celular e tablet (app), um mini microscópio digital específico e por unidades do DropCard, um cartão digital construído à base de um papel especial, importado da Suíça, sensível à água (hidrossensível). Ele ressalta que o kit é de pequeno porte e facilmente transportável a áreas de lavouras.

Como funciona

O pesquisador científico do CEA-IAC da cidade de Jundiaí, Hamilton Ramos, explica que o cartão DropCard, o ‘cérebro do sistema DropScope’, possibilita a um engenheiro agrônomo realizar de forma rápida a análise de indicadores técnicos atrelados a uma pulverização agrícola. O DropCard, salienta Ramos, funciona conectado ao app e ao mini microscópio digital.

“Cada DropCard é composto por um código de barras (QRCode) e por uma área amarela sensível à água. Colocados criteriosamente sobre plantas delimitadas a uma área-teste de lavoura, esses cartões captam e fixam em sua superfícieas gotas provenientes da pulverização, que ficam registradas na cor azul“, descreve Ramos.

Em seguida à pulverização-teste, acrescenta o pesquisador, cada DropCard tem a imagem de sua superfície transferida à tela do computador, apresentando ao usuário todos os parâmetros do tratamento fitossanitário: quantidade de gotas incidente em plantas, tamanho dessas gotas, percentual de cobertura da lavoura e dados relativos à regulagem de pulverizadores agrícolas.

“Da avaliação desse conjunto de dados, o sistema aponta os ajustes necessários ao tratamento fitossanitário adequado de toda a lavoura-alvo“, observa Hamilton Ramos.

Diferenciais

Minatel, da X-Factory, explica que a montagem do DropCard contempla também uma área resistente à água, para que o usuário manipule e prenda o produto às plantas sem que durante esse processo haja registros de contaminação na parte hidrossensível do cartão.

“O DropCard contém ainda um identificador único, lido pela câmera de celulares equipados com o appDropScope, que registra por meio de GPS todos os dados da pulverização, incluindo hora, local, área da planta marcada com o cartão e outros“, explica Minatel.

Os desenvolvedores do sistema DropScope afirmam que a nova ferramenta é de fácil manejo e autoexplicativa. Segundo eles, além de orientar passo a passo o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, o recurso permite interferir na pulverização de maneira a reduzir custos com água, combustíveis e mão de obra.

A empresa

A X-Factory Inovações Tecnológicas, empresa sediada na cidade paulista de São Carlos, acredita que o sistema DropScope será adotado por pequenos, médios e grandes produtores, “pela ótima relação custo-benefício que transfere às propriedades“, diz Minatel. Segundo ele, a meta da empresa é conquistar pelo menos 500 usuários para a ferramenta ainda este ano.

Mais informações: http://www.dropscope.com.br

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Visita técnica do 22° Encontro Nacional de Viveiristas destaca o que 32 anos de viveiro ensina: lições de resiliência e amor ao campo

2

Cacau de Rondônia se consolida como nova fronteira produtiva e atrai estudos em irrigação de precisão

3

Agro paulista registra superávit de US$16,8 bi nas exportações

4

Ital recebe o público neste sábado (18) com exposição, interações e visita guiada

5

Grupo Orion lança novo site com foco em usabilidade técnica e conteúdo estratégico

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Concurso de qualidade de cafés do sudoeste de Minas: evento de premiação reconhece finalistas

Imagem ilustrativa de soja/Embrapa Soja

Uso de herbicidas na produção de soja cresceu 2.274%, revela estudo

bayer (Médio)

Bayer apresenta lançamento e soluções integradas para maior produtividade na cafeicultura

Rebrota de um canavial de sequeiro (esquerda) e irrigado por gotejamento (direita) em agosto de 2025 / Divulgação

O uso da irrigação para minimizar os efeitos das queimadas nos canaviais