Programa de Investimento no Produtor Consciente promete economia de 30% de água nas lavouras

Acompanhe tudo sobre Agricultura inteligente, Cerrado Mineiro, Consórcio Cerrado das Águas, economia de água, Expocacer, Irrigação, PIPC, práticas agrícolas sustentáveis, Programa de Investimento no Produtor Consciente, Sustentabilidade e muito mais!

O Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) surge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios relacionados ao uso da água na produção de café. Com as mudanças climáticas causando secas e chuvas instáveis, a iniciativa do Consórcio Cerrado das Águas (CCA), em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) e diversas empresas do setor público e privado, visa garantir maior segurança hídrica e mitigar impactos socioambientais.

Programa de Investimento no Produtor Consciente, destacando as práticas de irrigação e economia de água.
Divulgação

O programa oferece aos produtores serviços especializados em três áreas principais: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos. Recentemente, foi lançada uma linha de financiamento para resiliência hídrica e iniciado um projeto de irrigação com sensores eletrônicos, que alcançou uma economia de 30% de água no projeto-piloto, conforme destaca Marcelo Urtado, cafeicultor e presidente do CCA.

Com o Programa de Investimento no Produtor Consciente, o consórcio desenvolve projetos que criam paisagens produtivas sustentáveis, beneficiando a Região do Cerrado Mineiro. Entre os resultados, estão 2.981 hectares com práticas de agricultura climática, 195 hectares de vegetação nativa conservada e 68 mil mudas de espécies nativas plantadas.

Para a Expocacer, garantir a saúde das bacias hidrográficas da região é essencial, especialmente em tempos de escassez hídrica. Farlla Gomes, Gerente Técnica e de Sustentabilidade da Expocacer, reforça a importância de práticas agrícolas responsáveis e sustentáveis: “Sem água, não há café. Nosso compromisso é apoiar os produtores em sua transição para uma agricultura consciente e sustentável.”

Atualmente, o CCA atende 116 propriedades rurais em três bacias — Patrocínio, Serra do Salitre e Coromandel — com uma área total de 99.571 hectares. O objetivo é expandir para outros municípios do Cerrado, melhorando a qualidade do solo, da água e da vegetação, e promovendo corredores de agricultura inteligente.

Alinhado à agenda 2030 de sustentabilidade da ONU, o trabalho do CCA e seus parceiros apoia os produtores na transição para a agricultura inteligente, oferecendo tecnologias baseadas em pesquisa científica e experiência prática. “Estamos liderando pelo exemplo, provando que é possível ter sucesso comercial enquanto protegemos o meio ambiente e promovemos o bem-estar das comunidades locais,” conclui Farlla Gomes.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

2

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

3

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

4

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

5

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

imagem_2025-07-01_130308573

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

Foto: Freepik

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

Análise de solo em laboratório mostrando matéria orgânica

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono