Potencial da silvicultura para o Brasil

Publicado em 8 de maio de 2014 às 13h46

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h55

Acompanhe tudo sobre Acácia, Água, Araucária, Cedro, Cedro australiano, Celulose, Colheita, Eucalipto, Guanandi, Madeira, Matéria orgânica, Mogno, Paricá, Pinus, Seringueira, Silvicultura e muito mais!

O Brasil possui 5.102.030 de hectares plantados com eucalipto para energia e siderurgia (18%), celulose e papel (71%), madeira industrializada (7%) e usos diversos (4%). As espécies de pinus ocupam 1.562.782 ha, destinados para celulose e papel (61%), madeira industrializada (21%) e usos diversos (18%), segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF, 2013).

De acordo com o mesmo estudo, a área ocupada por plantios florestais de espécies não convencionais, como acácia, araucária, pópulus, teca, seringueira e paricá, entre outras, foi de 521.131 ha, representando 7,2% da área total de plantios florestais no Brasil.

Entretanto, a associação que faz esse estudo anualmente não consegue computar os pequenos produtores que estão investindo nas espécies tropicais não convencionais, como mognos africanos, cedro australiano, entre outras; portanto, é muito provável que a área plantada com essas espécies seja, no mínimo, o dobro.

Madeira nobre

Das espécies listadas pela Abraf, apenas a teca é considerada nobre. Além desta, o doutor em Agronomia e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Lísias Coelho, inclui as espécies brasileiras mogno, cedro, guanandi, entre outras, e as exóticas cedro australiano e mognos africanos, que estão em voga. “Outras espécies têm sido testadas em pequena escala, mas ainda não ganharam a mesma notoriedade“, acrescenta.

Demanda de plantio

Segundo Arthur Netto, consultor da InvestAgro Reflorestamento, as espécies que mais têm chamado a atenção do produtor de florestas, atualmente, apresentam alto valor de mercado, resistência a pragas e manejo de baixo custo, tais como guanandi, mogno africano, teca etc. “É importante ressaltar que são plantios de longo prazo e o produtor precisa realizar um planejamento financeiro para evitar dificuldades até o momento do corte. A exemplo, alguns produtores fazem o plantio misto utilizando o eucalipto para sustentar seu fluxo de caixa“, esclarece.

 

Mitos sobre o eucalipto

  • O eucalipto, comparado a outras culturas, apresenta eficiência no aproveitamento da água: normalmente, suas raízes não ultrapassam 2,5 metros de profundidade e não conseguem chegar aos lençóis freáticos, quase sempre localizados em profundidades bem maiores. Portanto, a água que o eucalipto dispõe para seu desenvolvimento é retirada da camada superficial do solo.
  • O eucalipto empobrece o solo: pesquisas independentes já mostraram os efeitos benéficos do eucalipto sobre diversas propriedades do solo, como estrutura, capacidade de armazenamento de água, drenagem e aeração, entre outras.
  • Quase tudo o que o eucalipto tira do solo, ele devolve: após a colheita, cascas, folhas e galhos, que possuem 70% dos nutrientes da árvore, permanecem no local e se incorporam ao solo como matéria orgânica. Além de contribuir para a reposição (ciclagem) de nutrientes, a espessa camada de resíduo florestal auxilia no controle da erosão.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Região do Cerrado Mineiro leva cafés premiados ao mercado com leilão on-line nos dias 3 e 4 de dezembro

2

O desenvolvimento da irrigação dentro do agronegócio

3

StoneX projeta superávit de 3,7 milhões t e estoques globais de 77,3 milhões t de açúcar em 2025/26

4

Agroindústria tem alta de 2,3% em setembro de 2025, ante o mesmo mês do ano passado

5

CEPAFARM MS: sucesso absoluto no setor sucroenergético e mais de 800 participantes em Angélica-MS

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Amazônia - Crédito: Shutterstock

Brasil tem 18 milhões de hectares de Reserva Legal desmatados ilegalmente

Crédito Depositphotos

Estudo inédito mostra benefícios das concessões florestais

jiffy (2)

Jiffy Pellets: eficiência e sustentabilidade na produção de mudas florestais