Plataforma inovadora ganha certificação da Softex

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 12h10

Última atualização em 22 de agosto de 2014 às 12h10

Acompanhe tudo sobre Água, Café, Feijão, Ferrugem, Gestão, Irrigação, Queima, Requeima, Tomate, Trigo e muito mais!

Empresa brasileira Olearys traz inovação à agricultura brasileira

 DSC03561 plataforma

Criadora de uma inovadora plataforma que monitora o clima e processa dados meteorológicos transformando-os em conhecimento, a empresa brasileira Olearys acaba de ganhar a certificação MPS-SW-nível G, da Softex ” a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa a melhoria de processo do software brasileiro em todas as regiões do país. Segundo o programa, a Olearys recebeu este reconhecimento por implementar avanços fundamentais nos seus processos e promover o crescimento contínuo no desenvolvimento de software, beneficiando o setor de agronegócios como alternativa para enfrentar os desafios e as incertezas representados pelas mudanças do clima no planeta.

O programa MPS.BR, do qual a Olearys foi avaliada, é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003 e que conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e do Sebrae. A principal meta do MPS.BR é impulsionar a melhoria da capacidade de desenvolvimento do software e serviços nas empresas brasileiras e é considerado um marco para a evolução da qualidade do software, já que trouxe ganhos comprovados de competitividade para a indústria nacional.

“A Olearys se sente honrada em conquistar a certificação MPS-SW – nível G. Sabemos que o reconhecimento é o início dos trabalhos, mas temos diversos motivos para confiar que começamos bem e estamos caminhando a fim de atingir níveis ainda mais elevados“, afirmou Tiarê Bonamini Balbi, gerente de operações da empresa.

A plataforma de serviço Hemisphere é capaz de processar um vasto banco de dados ambientais e gera conteúdos personalizados para os agricultores monitorarem o microclima das lavouras, identificando, assim, a favorabilidade climática para a ocorrência das doenças que causam perdas e danos nas lavouras. Como o cenário da agricultura brasileira é fortemente influenciado pelas mudanças climáticas globais, diversas empresas e profissionais trabalham para que a agricultura esteja preparada para enfrentá-las adotando práticas agrícolas sustentáveis. A Olearys, através de sua plataforma Hemisphere, é uma das empresas que agem com esse propósito.

  A principal inovação desta tecnologia consiste na integração da estação meteorológica com um sistema de informática que coleta os dados ambientais no micro das lavouras diversas, transformando-as em coeficientes de risco que indicam se o clima está ou não favorável para a ocorrência de  doenças e, ainda, ferramentas que auxiliam uma melhor gestão da água usada na irrigação. O acesso ao conhecimento científico se dá pela internet através de uma senha que é transferida para o usuário. Tais sistemas são a evolução da agricultura, contribuindo para a efetivação de práticas científicas que promovem o desenvolvimento sustentável da propriedade agrícola. A plataforma dispõe de diversos aplicativos e funcionalidades para o produtor agrícola, que obtém o conhecimento científico pela internet, em tempo real e é avisado sobre as variações climáticas via SMS, com até 15 dias de antecedência.

  A Olearys e seu capital intelectual já implementou projetos em várias regiões do país e já conseguiu resultados positivos no controle preventivo da ferrugem asiática que ataca a soja e na requeima que ataca a batata e o tomate, por exemplo. Outro caso de sucesso é o melhor manejo da água usada na irrigação já tendo obtido até sete vezes menos o uso dos recursos hídricos em propriedades do triângulo mineiro. A plataforma tem condições de atender agricultores que cultivam soja, batata, tomate, café, maçã, trigo, feijão, uva, entre outras e está composta por diversos aplicativos e funcionalidades que proporcionam benefícios aos agricultores, dentre eles, a redução de até 60% no uso de agrotóxicos.

Em 2012, houve um crescimento de 47,3% na receita de software no setor e esse número sobe para 72,5% quando se analisa o período de 2010 a 2012. Atualmente, a tecnologia na agricultura é a principal responsável pelo aumento de cerca de 70% da produtividade agrícola do país, representando mais de 23% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gerando 37% dos empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Laranja-1-1

Safra de laranja 2025/26 em SP e MG é estimada em 314,6 milhões de caixas

Foto: Eudes Cardoso

Embrapa e Ufersa disponibilizam cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à fusariose