Pecuarista amplia capacidade de abate em cinco vezes ao intensificar a recria e terceirizar engorda dos animais

Divulgação
Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!

A busca por maior eficiência levou o pecuarista Oswaldo Stival Neto, proprietário da Fazenda Boi Verde e outras cinco em Goiás, a adotar um novo modelo de operação. Ao decidir intensificar a recria e utilizar a MFG Agropecuária para terminar os animais, ele aumentou a rentabilidade da engorda a pasto a ponto de crescer cinco vezes a capacidade de abate, em menos de dez anos.

A história do produtor tem origem na tradição da família. Neto do fundador de Nova Veneza, município goiano criado por imigrantes italianos e com forte vocação agropecuária, Oswaldo Stival Neto – terceira geração de pecuaristas – cresceu em um ambiente marcado pela criação de gado.

O avô atuava no ciclo completo e o pai na fase de engorda, caminho que seguiu até voltar às atenções à recria, apoiado pelo conhecimento adquirido na graduação em Zootecnia. Passou a investir na produção a pasto, implantando áreas com Tifton 85, com apoio da Amazon Mudas, e adotando o sistema rotacionado, manejo que o permitiu triplicar a produção de arrobas por hectare.

Desde 2008 tinha confinamento próprio, no entanto, durante visitas a algumas propriedades nos Estados Unidos, viu como a elevação dos custos de produção poderia impactar o negócio, decidindo utilizar a ferramenta de forma estratégica nas operações. A mudança de chave ocorreu em 2015, quando conheceu a engorda terceirizada, prática que ganhou impulso três anos depois, ao consolidar parceria com a unidade de Mineiros (GO) da MFG Agropecuária.

O primeiro lote enviado teve duas mil cabeças e, em 2025, o volume alcançou dez mil. “A maior vantagem do confinamento é finalizar as arrobas produzidas a pasto, sem deixar os animais entrarem na seca e perderem parte da carcaça produzida. Além disso, consigo ter uma previsibilidade da escala de abate e ainda fazê-lo na entressafra, quando os preços estão melhores”, observa, lembrando também da possibilidade de esvaziar a fazenda, repondo, aos poucos, o gado que será engordado na próxima estação chuvosa.

Para Vagner Lopes, gerente de Confinamento da MFG Agropecuária, o resultado está ligado diretamente ao planejamento e ao uso adequado de tecnologia. “Stival intensificou a recria, prima pela qualidade da reposição e conduz um sistema eficiente de pastagens. Ele é criterioso em cada decisão e encontrou em nossa estrutura a segurança necessária para engordar seus animais”, afirma o gerente.

O produtor compra garrotes de abril até novembro e os envia à MFG de fevereiro a agosto. A meta de 2027 é antecipar as remessas para janeiro, para completar oito meses de compra e outros oito de venda. Segundo o pecuarista, os bois entram no cocho com cerca de 15@, onde permanecem entre 110 e 115 dias. No período, ganham, em média, 1,15 kg de carcaça diariamente, o que representa oito arrobas adicionais. “Esse desempenho está acima da média”, avalia. Para tanto, também busca produtos diferenciados no mercado: garrotes da raça Nelore, com idade média de 18 meses e peso entre 9 e 11@. Eles são abatidos com 23@.

Stival reforça que a relação entre as partes vai além da operação comercial. “Existe transparência e flexibilidade. Cada negócio tem sua particularidade e a MFG trabalha para atender as demandas do parceiro”, explica ele, ressaltando a escala de abate e a garantia de venda dos produtos, entre outros diferenciais já citados das parcerias de engorda.

O sentimento é mútuo. A MFG leva o exemplo da Fazenda Boi Verde para outras fronteiras e marca presença nos dias de campo organizados pelo pecuarista, mostrando a outros produtores como funciona a integração entre a recria intensificada e a terminação em confinamento.

Para conhecer as modalidades de parceria da MFG entre em contato pelo WhatsApp do “Alô Pecuarista”: (65) 2193-8765 ou visite o estande da empresa em parceria com a Marfrig e a Agropecuária Jacarezinho na Exposerra, em Tangará da Serra, entre 10 e 13/09/2025.  

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Época de jaca: quando começa a colheita no Brasil

2

Tomate rasteiro: cultivo e importância no Brasil

3

Desafio CESB 2025 abre inscrições para produtores de todo o Brasil

4

Região do Cerrado Mineiro celebra 20 anos de Indicação Geográfica com experiências sensoriais e inovação na SIC 2025

5

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Freepik

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre

acnb-Confira-os-vencedores-da-20-etapa-do-Circuito-Nelore-de-Qualidade-realizada-em-Itapetinga-BA-foto-divulgacao (Pequeno)

Circuito Nelore de Qualidade: mais de 980 animais serão avaliados em Itapetinga (BA)

carne (Telefone)

TCP supera exportação de carne bovina de 2024 e atinge novo recorde

pirarucu

Cápsulas de alho se mostram eficazes contra parasitas do pirarucu