Maturadores entram em campo para uma safra sucroalcooleira de maior qualidade

Um dos produtos mais populares no portfólio da IHARA, o maturador sistêmico RIPER registra procura acelerada nos primeiros meses do ano.
Acompanhe tudo sobre Cana-de-açúcar, IHARA, Maturadores e muito mais!
Divulgação

Nas principais regiões produtoras, canavicultores já estão monitorando os indicadores de maturação para mais uma nova safra que se inicia. Os meses iniciais do ano, marcados por altas temperaturas e chuvas frequentes, são o principal período de utilização de maturadores químicos na busca por mais qualidade e rentabilidade na produção.

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da fabricante de insumos agrícolas IHARA, Thiago Duarte, embora a aplicação deste tipo de produto possa render bons resultados em diferentes momentos do ciclo, o início da safra representa um dos momentos com maior potencial de retorno econômico dos esforços: “É quando a planta tem um ápice metabólico, naturalmente direcionado para seu desenvolvimento vegetativo, e que pode ser redirecionado do crescimento para o amadurecimento, com maior acúmulo de sacarose nos colmos e, assim, importante melhoria da qualidade da matéria-prima entregue à indústria”.

Um dos produtos mais populares no portfólio da IHARA, o maturador sistêmico RIPER tem procura acelerada nesta época. Duarte explica que o RIPER tem como principais características a resposta rápida e a flexibilidade de aplicação, podendo ser utilizado no início, meio ou final da safra, com aplicação de 15 a 45 dias antes da colheita para extração do potencial máximo de TAH (Toneladas de Açúcar por Hectare). “O RIPER consegue elevar o nível de ATR na planta entre 6% e 8%. Com isso, o retorno financeiro obtido pelo produtor somente com este incremento de qualidade pode representar até seis vezes o valor investido na tecnologia”, finaliza.

Caminhos da Maturação fará monitoramento em tempo real

A nova safra contará também com uma grande novidade IHARA. Tem início já nas próximas semanas o Caminhos da Maturação, programa gratuito de consultoria e testagem instantânea dos principais indicadores de maturação e qualidade da cana-de-açúcar. A iniciativa visa apoiar os produtores na tomada de decisão e no encaminhamento, às usinas, de matéria-prima com maior teor possível de açúcar e, portanto, maior valor agregado.

“Nossos especialistas visitarão propriedades em todo o país com uma tecnologia exclusiva IHARA, capaz de revelar, em instantes, se a cana já se encontra no melhor ponto para a colheita, ou se ainda é viável atuar no aumento desta maturação”, explica Duarte.

Em contato direto com a planta, o equipamento portátil é capaz de analisar os percentuais de hidrogênio e carbono presentes nas composições, podendo aferir, AR%, POL, PUREZA, BRIX, FIBRA E ATR. Essa leitura é processada por meio de um pareamento com um aplicativo de celular, com emissão de resultados instantaneamente. Desta forma, é possível atuar com agilidade onde ainda há oportunidade para que o uso do maturador RIPER proporcione ganhos de qualidade da produção.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

2

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

3

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

4

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

5

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

Análise da Hedgepoint sobre cenário de menor disponibilidade de cana no Centro-Sul

Açúcar: Hedgepoint avalia cenário com menor disponibilidade de cana no Centro-Sul

Aplicação de fertilizante orgânico em lavoura de cana-de-açúcar

Fertilizante orgânico de lodo de esgoto aumenta produtividade da cana-de-açúcar