Importância do NPK para a cultura do abacaxi

Crédito David Pereira

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 19h00

Última atualização em 14 de agosto de 2015 às 19h00

Acompanhe tudo sobre Abacaxi, Adubação, Análise de solo, Boro, Cálcio, Enraizamento, Hortifrúti, Manganês, Mulching, Nitrogênio, NPK, Zinco e muito mais!

 

José Roberto Silva

Engenheiro agrônomo, coordenador técnico regional da EMATER-MG e especialista em abacaxi

jroberto@emater-mg.gov.br

 

 Crédito David Pereira
Crédito David Pereira

A primeira providência que o produtor de abacaxi deve tomar ao optar por esse cultivo é escolher a área, e em seguida realizar a análise de solo. Nessa análise, muitos produtores entendem que o objetivo é apenas corrigir a quantidade de calcário presente no solo, mas a verdade é que ela também mostra a fertilidade natural do perfil, o que poderá orientar o técnico quanto à quantidade e às fontes nutricionais a serem utilizadas.

No cultivo de abacaxi, os fertilizantes são aplicados desde o plantio até as vésperas da iniciação de formação do fruto, o que dura de oito a 12 meses. Após a adubação de plantio, com base na análise de solo, o produtor faz ainda a cobertura com outros fertilizantes, que não é o mesmo utilizado no plantio a cada dois ou três meses, até que no final se tenha a quantidade necessária adequada para a produção de fruto comercial.

Mulching

Quando se utiliza o mulching, que dificulta as coberturas, é recomendado um formulado com nitrogênio, potássio e fósforo no plantio. Por outro lado, o plástico protege bastante o solo da lixiviação evolatilizaçãodos nutrientes.

Para quem usa mulching, recomenda-se fósforo no plantio, que auxilia no enraizamento, no melhor aproveitamento da planta por outros nutrientes, no equilíbrio e reflete na qualidade do fruto. Ressalta-se que o nitrogênio e o potássio são os nutrientes que a planta mais absorve, o segundo em maior quantidade do que o primeiro.

O nitrogênio influencia no desenvolvimento da planta durante o ciclo vegetativo quanto ao número e tamanho das folhas, assim como na qualidade do fruto. Já o potássio ajuda no desenvolvimento da planta de maneira geral e influencia muito na polpa do fruto, que fica mais consistente, de melhor coloração e menos ácida. A bem da verdade, temos que ter bastante equilíbrio nessas adubações, sem excessos ou faltas – por isso a importância da análise de solo, que oferececondições de recomendar a adubação equilibrada.

Manejo acertado

O abacaxizeiro responde bem às adubações com NPK, sendo que sua utilização de acordo com a fonte/formulação certa, na dosagem ideal, no local indicado e na hora certa traz como resultados melhor desenvolvimento vegetativo, vigor da planta, produtividade e qualidade dos frutos.

A quantidade de adubo NPK a ser utilizado na lavoura de abacaxi deve ser estritamente baseada nos resultados da análise de solo, parcelado durante o ciclo da cultura, sempre colocado próximo à base (pé) da planta e com o solo úmido.

Recomenda-se que as aplicações se iniciem após o enraizamento das mudas, e durante o desenvolvimento vegetativo a cada 60 a 90 dias, até um a dois meses antes da indução floral (início da formação do fruto).

O custo da adubação (insumos mais mão de obra) pode representar mais de 20% do custo total da lavoura, dependendo da fertilidade natural do solo e da infraestrutura do produtor.

Vale ressaltar que não só os macronutrientes primários, NPK, são os mais importantes, mas também os macros secundários (cálcio, magnésio e enxofre) e os micronutrientes, como: ferro, manganês, zinco, boro, cobre, entre outros.

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Época de jaca: quando começa a colheita no Brasil

2

Tomate rasteiro: cultivo e importância no Brasil

3

Desafio CESB 2025 abre inscrições para produtores de todo o Brasil

4

Região do Cerrado Mineiro celebra 20 anos de Indicação Geográfica com experiências sensoriais e inovação na SIC 2025

5

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Pexels

Época de jaca: quando começa a colheita no Brasil

Tomate - Crédito: Daiane Trento

Tomate rasteiro: cultivo e importância no Brasil

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Manga - Crédito: Shutterstock

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial