Formulação para a Requeima é lançada

Asbelto Pro, fungicida da Ascenza, é a combinação de dois princípios ativos, e que tem como foco auxiliar na prevenção e controle de uma doença com alto poder de destruição e prejuízo nas culturas de batata e tomate.
Female hand holding tomato on organic farm

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 16h59

Última atualização em 17 de agosto de 2023 às 16h59

Acompanhe tudo sobre Formulação, Lançamento, Requeima e muito mais!

Produtores de batata e tomate estão sempre em alerta quando se fala na Requeima, uma doença causada pelo Phytophthora infestans, um microrganismo semelhante a um fungo e que devido à rápida disseminação e elevado potencial destrutivo, em poucos dias pode causar perda total da produção. A partir de agora eles têm mais um aliado, a multinacional portuguesa Ascenza, pertencente ao Grupo Rovensa, está lançando o Asbelto Pro. Este é um fungicida, sobretudo para fungos Oomicetes, com atividade preventiva, curativa e anti-esporulante, e que chega ao mercado brasileiro em uma formulação inédita, que une os ingredientes ativos Cloridrato de Propamocarbe e Dimetomorfe.

Créditos: Divulgação

“Estes princípios ativos já são utilizados separadamente, porém, esta é a primeira vez que eles são apresentados juntos em uma mistura. O produto é indicado para o manejo, principalmente para um cenário de alerta, ou seja, quando há condições ambientais extremamente favoráveis ao desenvolvimento da doença”, explica a engenheira agrônoma e expert em marketing e desenvolvimento, Patricia Cesarino.

Além da eficácia dos dois ingredientes ativos, a combinação apresenta um mecanismo de ação complementar que contribui no controle e mitigação do aparecimento de organismos resistentes, já que possui diferentes modos de ação. “Além disso, pode ser facilmente manuseado e aplicado”, reforça.

Mais detalhes

O Asbelto Pro possui uma capacidade sistêmica importante e que permite uma adequada proteção dos novos tecidos vegetais, acompanhando o crescimento da cultura. “É importante destacar que mesmo em condições favoráveis para a Requeima, pelo seu alto nível de controle o novo fungicida tem alto desempenho para evitar a proliferação do Phytophthora infestans”, completa Patricia.

Mais sobre a doença na batata

A Requeima pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento da cultura, podendo afetar severamente folhas, hastes, pecíolos e tubérculos. Cultivares suscetíveis ou com baixos níveis de resistência, associados a períodos com baixas temperaturas e alta umidade, são fatores altamente favoráveis à doença. Apesar de muito pesquisada, ainda é uma grande dor de cabeça para o agricultor, pois tem difícil controle.

A pesquisadora do departamento de Fitopatologia da Universidade do Havaí nos Estados Unidos, Janice Uchida, relata que as lesões foliares começam com manchas pequenas, de formato irregular, verde claro e cinza. Em ambientes frios e úmidos se expandem rapidamente para formar grandes podridões negras que se espalham por toda a folha e nos caules da folha e da própria planta.

“A podridão do tubérculo também se desenvolve e é caracterizada por áreas ligeiramente afundadas que têm uma pele marrom arroxeada. Em tubérculos jovens, as infecções são escuras, marrom-avermelhadas e de 5 a 15 mm de profundidade”, cita a pesquisadora. Já em tubérculos armazenados, ela diz que as podridões são afundadas, secas e marrom-claras, mas as áreas infectadas não são distintas do tecido saudável. “Frequentemente ocorre invasão secundária de fungos e bactérias e todo o tubérculo apodrece”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

2

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

3

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

4

Panorama da produção de framboesa

5

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Framboesas vermelhas frescas

Panorama da produção de framboesa