Publicidade

Fertilizante misto à base de sulfato de cálcio e boro turbina produção de tomates

No meio-oeste catarinense, produtor comemora tomateiros com mais de 90 frutos por planta até a altura do arame
Acompanhe tudo sobre Boro, Fertilizante, produção de tomates, sulfato de cálcio e muito mais!
Divulgação

A nutrição mineral com macro e micronutrientes é um dos fatores que auxilia a determinar a produtividade, seja em uma lavoura ou em pomares e cultivos de hortifruti.

Dentre os micronutrientes essenciais, muitas vezes negligenciados pelo produtor, está o boro. No cultivo do tomate, por exemplo, o boro, assim como o cálcio, apresenta funções relacionadas à formação de paredes celulares, influenciando na germinação do pólen, na frutificação e no transporte de açúcares.

Em Santa Catarina, uma combinação de cálcio, boro e enxofre está impulsionando a produção de tomates. Na propriedade do agricultor Luiz Vicente Brusco, no município de Calmon, os frutos chamam atenção pela qualidade e quantidade. Os bons resultados foram impulsionados pelo uso de um fertilizante mineral misto, resultando em uma produtividade acima da média.

A média de produção de um tomateiro é de cerca de 60 frutos por planta, mas na lavoura do Luiz, algumas plantas registraram até 90 frutos.

“Com 30 dias após a aplicação do SulfaBor, os tomateiros já estão carregados, chegando a plantas que desenvolveram cerca de 90 frutos até a altura do arame, com um padrão de qualidade e ótimo pegamento”, destaca o engenheiro agrônomo José Ferreira, da Agroplantas de Caçador, que presta assistência à família e acompanha todo o desenvolvimento da lavoura. Com esses resultados, a produtividade estimada na propriedade se aproxima das 700 caixas de tomate a cada mil pés, quando a média da região é de 400 caixas a cada mil pés. “O manejo com SulfaBor aliado aos cuidados do produtor Luiz Vicente Brusco, que é um produtor que investe na lavoura, com cuidado e zelo, que já tem um histórico familiar na cultura do tomate e sempre colhe muito bem, este ano, sem dúvidas, vai colher melhor ainda”, enfatiza o agrônomo da Agroplantas, José Ferreira.

O SulfaBor é um fertilizante mineral misto que, em sua formulação, combina boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo. A tecnologia conta com duas velocidades de liberação do boro – uma rápida e outra gradual – disponibilizando os nutrientes do início ao fim do ciclo da planta. Além de auxiliar para uma melhor qualidade e uniformidade dos frutos, o SulfaBor também confere maior resistência a estresses e previne a podridão apical, também conhecida como fundo preto no tomate, enquanto o cálcio age fortalecendo a parede celular. Outros relatos recebidos dos produtores, é referente a durabilidade e resistência do fruto quanto ao tempo de prateira. “O boro ajuda a engrossar a parede da casca, resultando em um maior tempo de prateleira no mercado”, complementa o agrônomo da Agroplantas.

A falta de boro no cultivo do tomateiro pode prejudicar a produtividade, pois enfraquece as paredes celulares da planta, tornando-a mais suscetível a doenças e estresses.

“A deficiência de boro resulta em queda na produtividade em conseuência da menor produção de flores, de pólen e viabilidade do pólen, visto que o alto requerimento de boro garante a fecundação e a germinação do grão de pólen. Mas as culturas variam muito na sua necessidade ou capacidade de responder ao boro aplicado”, explica Caio Kolling, engenheiro agrônomo e especialista em solos da MaxiSolo, empresa catarinense que desenvolveu a tecnologia de SulfaBor.

Além de seu papel específico, o boro interage diretamente com outros nutrientes, como nitrogênio, potássio e cálcio. Com deficiência de boro, a planta pode reduzir a absorção desses nutrientes, impactando negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

2

Manga Shelly: a variedade premium que conquista o mercado mundial

3

Tarifaço causa queda de 28% nas exportações da piscicultura brasileira no 3º trimestre

4

Brasil reforça protagonismo na olivicultura em encontro do Conselho Oleícola Internacional

5

Conexão Abisolo 2025 destacou pesquisa, inovação e sustentabilidade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA