Expoforest 2023 – maior feira florestal dinâmica do mundo

A maior feira florestal dinâmica do mundo chega à quinta edição.

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 15h52

Última atualização em 4 de agosto de 2023 às 15h52

Acompanhe tudo sobre Eventos, Expoforest, Floresta, Silvicultura e muito mais!
Divulgação

O Brasil possui quase 10 milhões de hectares com florestas plantadas para fins comerciais. A grande maioria é forma por dois gêneros principais, eucalipto e pinus. As florestas plantadas do nosso país são as mais produtivas do mundo e abastecem indústrias de celulose e papel, painéis reconstituídos, siderurgia, produtos de madeira processada mecanicamente e tantas outras. Nos últimos anos, toda essa indústria atraiu investimentos internacionais significativos para o setor. Empresas de base florestal que já atuam aqui também anunciaram expansões de suas indústrias e florestas. Novas possibilidades para utilização de derivados da madeira fazem surgir, a cada dia, bioprodutos com origem nas florestas cultivadas.

Curitiba, 1977: neste ano um seminário idealizado por Jorge Malinovski, um entusiasta da colheita florestal no Brasil, deu início a uma série de eventos que culminaram para a concepção da Expoforest, atualmente a única feira florestal dinâmica da América Latina.  

O evento cresceu ao longo dos anos e em 2008 a Expoforest, a Feira Florestal Brasileira, nasceu dentro deste contexto. Moderna e inovadora já naquela época, reuniu na capital do Paraná profissionais e empresas que acreditavam e protagonizavam no setor de florestas plantadas.

Na segunda edição, em 2011, um salto exponencial na organização e promoção da feira transformou-a na primeira e única feira florestal dinâmica da América Latina, com demonstrações práticas e em campo das mais modernas soluções para plantio, manejo, colheita e transporte de madeira. Desde então, a Expoforest se tornou o principal evento para lançamentos de tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas no mercado mundial.

As edições de 2011 e 2014 aconteceram em Mogi Guaçu/SP, dentro de uma floresta de eucalipto clonal, pertencente à International Paper, atual Sylvamo. Em 2018, também com a parceria da Sylvamo, a Expoforest foi realizada em Santa Rita do Passa Quatro, próximo a Ribeirão Preto/SP. A Feira Florestal Brasileira reuniu 240 expositores e 30 mil visitantes, superando expectativas e colocando o Brasil em uma posição de destaque no mapa mundial de grandes feiras setoriais e dinâmicas.

“A cada edição a feira evolui trazendo diferentes interações com o público e expositores. Percebemos que grandes marcas aproveitam a Expoforest para laçarem mundialmente novas soluções para o setor florestal. A feira é realmente uma vitrine para o mercado. Profissionais do mundo todo vêm ao Brasil para participar da experiência que é a Expoforest. Eles buscam as novidades que tornam o setor mais produtivo e sustentável ao mesmo tempo”, explica Ricardo Malinovski, diretor da Expoforest.

A quinta edição será nos dias 09 a 11 de agosto de 2023, no município de Guatapará, cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto. Mais uma vez a feira será dentro de uma área de plantio de eucalipto da Sylvamo, apoiadora master da Expoforest.

A área total da feira tem mais de 200 hectares e já está demarcada. Como é tradicional nas edições da Expoforest, a feira será dividida em duas partes: a estática, com 7,5 hectares e 01 quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares. O espaço total ainda contempla dois estacionamentos, um de 6 e outro de 2 hectares. A expectativa é que a maior feira florestal dinâmica do mundo receba novamente mais de 30 mil visitantes em 2023.

Além da feira, a programação da Semana Florestal Brasileira inclui dois eventos técnicos que ocorrerão em Ribeirão Preto (SP): o XIX Seminário de Atualização em Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, tradicional e mais antigo evento técnico do setor; e o 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura, que tem a Embrapa Florestas como coorganizadora.

Pela segunda edição consecutiva, a temática integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) estará presente na Expoforest. A Embrapa, por meio de suas Unidades Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste, com apoio da Rede ILPF, está instalando uma área dinâmica na feira, onde vai demonstrar a integração de pecuária com eucalipto, com o manejo florestal do sistema voltado à produção de biomassa, o que pode atender setores como celulose, papel e energia. Na área, também serão demonstrados diferentes tipos de pastagens.

Serviço – Semana Florestal Brasileira – 07 a 11 de agosto de 2023

O que: Seminário de Colheita e Transporte de Madeira + Encontro Brasileiro de Silvicultura

Quando: 07 e 08 de agosto

Onde: Ribeirão Shopping

O que: Expoforest 2023

Quando: 09 a 11 de agosto

Onde: Guatapará, Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), km-39 Ingressos: www.expoforest.com.br

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Concurso de Qualidade do Café da Região de Manhuaçu 2025 abre inscrições até 5 de setembro

2

Oferta de doses de sêmen bovino cresceu 14,37% no primeiro semestre de 2025

3

BDMG abre inscrições para capacitação gratuita em agricultura regenerativa com foco em pecuária bovina e pastagens

4

Governo lança Meu Imóvel Rural, aplicativo que reúne em um só lugar informações sobre a propriedade rural

5

10ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 acontece em Nova Andradina (MS)

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem de arquivo da edição de 2024

Iagro 2025 discutirá uso inteligente de dados e IA no agronegócio

Área plantada do Projeto RECA nos sistemas agroflorestais

Projeto RECA: 40 anos de produção sustentável na Amazônia

Balsas de garimpo ilegal operando no Rio Madeira próximo a áreas protegidas

Garimpo ilegal no Rio Madeira se intensifica e ameaça áreas protegidas e comunidades

Fumaça causada por queimadas em Porto Velho durante período seco

Queimadas em Porto Velho agravam crise ambiental e ameaçam saúde da população