Emater-MG inicia curso de pós-graduação para 400 técnicos

Publicado em 9 de junho de 2015 às 10h27

Última atualização em 9 de junho de 2015 às 10h27

Acompanhe tudo sobre Sustentabilidade e muito mais!

 

Capacitação será oferecida para funcionários da empresa de todas as regiões do Estado

Curso  Pós 2Começou nesta segunda-feira (8/6) o curso de pós-graduação “Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável“ que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater”MG) está oferecendo para 400 técnicos do seu quadro de funcionários. O curso é ministrado por professores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e vai abranger todo o Estado. As aulas inaugurais e presenciais estão realizadas durante este mês. A primeira foi promovida com a presença do presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, e da vice-reitora da Ufla, Edla Vilela de Resende Von Pinho, no campus da universidade, em Lavras, no Sul de Minas. Também houve uma aula inaugural para uma turma de técnicos reunida em Viçosa, na Zona da Mata.

“Estamos capacitando 20% do corpo técnico da empresa. A expectativa é que exista uma reviravolta na forma de atender os produtores rurais. Há o anseio da sociedade para que o agricultor continue produzindo alimentos, mas que também proteja o meio ambiente ao executar suas atividades. Queremos fazer a inserção da visão de sustentabilidade na forma de atuação dos técnicos e o dia a dia das propriedades rurais. Em nossa instituição, o que há de mais importante são as pessoas e precisamos investir nelas”, disse o Amarildo Kalil durante a abertura do curso.

Esta é a primeira vez que a empresa oferece este tipo de capacitação, simultaneamente, para centenas de profissionais. A qualificação dos técnicos e a contratação da Ufla é resultado de um convênio firmado entre a Emater-MG e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O curso é exclusivo para os funcionários da Emater”MG e foi estruturado para atender os extensionistas agropecuários e de bem-estar social. O encerramento está previsto para final 2016.

A técnica da Emater-MG do município de Ibertioga, Maria Fernanda Rodrigues, destacou que a pós-graduação é uma forma de valorização dos profissionais da empresa, qualificando a atuação dos extensionistas. “Este curso irá respaldar as nossas ações e as atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, em sintonia com a produção do agricultor“, afirmou.

Referência internacional

O curso irá qualificar os profissionais para exercer suas atividades voltadas para uma produção com bases sustentáveis. No módulo básico do curso, serão tratados assuntos como agronegócio e extensão rural, a saúde do agricultor e da população exposta ao uso de agrotóxico, legislação aplicada à comercialização, e outros. Os profissionais também puderam optar entre cinco módulos específicos, cursados dentro da pós-graduação: Bovinocultura; Agroecologia; Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria de Alimentos; Educação Ambiental; e Produção Vegetal com Sustentabilidade.

Curso  Pós

A carga horária da pós-graduação é de 360 horas, com 120 horas de aulas presenciais e outras 240 horas à distância, via plataforma on-line. Com as aulas à distância, diminui o tempo de locomoção e os técnicos podem enquadrar o curso dentro da rotina de cada um, apenas cumprindo os prazos para completar as disciplinas e realizar as avaliações.

“Não tem como imaginar o agronegócio sem a extensão rural. Não adianta nada produzir tecnologias e pesquisas dentro das universidades se não chega no campo, se não há extensão rural. E, principalmente, a extensão com uma visão voltada de sustentabilidade é extremamente importante. A Ufla é referência na área de ciências agrárias, destaque em rankings internacionais. E estamos disponibilizando, através da parceria com a Emater-MG, um curso pioneiro, que será destaque para a universidade e para a empresa”, disse a vice-reitora da Ufla, Edla Vilela de Resende Von Pinho.

As próximas aulas inaugurais e presenciais serão realizadas no dia 15 de junho em Uberaba (Triângulo Mineiro), e no dia 22 do mesmo mês, simultaneamente, em Montes Claros (Norte de Minas) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri)

 

 

 

 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Fisiologia, Produção e Tecnologia de Sementes é tema de nova pós-graduação da Unipar

2

Pós-graduação Lato Sensu em Manejo do Solo e Nutrição de Plantas tem inscrições abertas

3

Capim amargoso: conheça os desafios e o manejo desta planta daninha resistente

4

‘Podridão da uva madura’ terá protocolos específicos de manejo publicados em dezembro, após ação de pesquisadores

5

Exportação de frutas registra melhor outubro em dez anos com vendas de US$ 177,5 milhões

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Crédito TRC

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024