O Apta Portas Abertas é o principal evento de divulgação científica e transferência do conhecimento realizado anualmente pela Apta, a Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estadual. Com uma programação diversa e abrangente, o evento busca chegar às diferentes regiões do estado e trazer a população para mais perto do mundo da agricultura, valorizando quem produz alimento e todos os elos dessa cadeia.
Quem já participou pode atestar: tem muita ciência sendo desenvolvida pelas instituições públicas de pesquisa paulistas para transformar o agro. Seja na área de produção vegetal e animal, pesca, tecnologia de alimentos, sanidade, conservação ambiental e até mesmo análises econômicas agrícolas, pode contar que a pesquisa científica desenvolvida nas 7 instituições da Apta está presente em cada cadeia produtiva do estado e sendo levada para todo país – e até outros países.
Nesse ano, o evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, em 11 cidades. Além da capital paulista, Campinas, Nova Odessa, Andradina, Pariquera-Açu, São Roque, Itapetininga, Cananéia, Pirassununga, Ubatuba e Votuporanga recebem atividades.
São tantos programas que fica difícil saber o que escolher! Mas, se você se organizar bem, dá para aproveitar muita coisa. Quer ver?
Na sexta-feira, 17, comece seu tour pelo centro de São Paulo, onde o público será recebido no Instituto de Economia Agrícola (IEA) para conhecer os trabalhos desenvolvidos e a exposição Memória IEA, que retrata momentos da história dos 80 anos do Instituto, e realizar visita guiada pelo edifício Ermírio de Moraes, onde se localiza também a sede da Secretaria de Agricultura – só precisa lembrar de se inscrever antes!
Pertinho da capital, a Apta Regional de São Roque é mais uma ótima pedida para o dia. Na fazenda o público terá a oportunidade de conhecer trabalhos inovadores voltados à produção orgânica e agroecológica, com foco em vitivinicultura.
Acordando cedo no sábado,18, dá para aproveitar parte do dia em Campinas, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e no centenário Instituto Agronômico (IAC).
Chegando no Ital, será possível interagir com o corpo técnico explorando curiosidades sobre produtos alimentícios, aproveitamento de subprodutos, alimentos funcionais, corantes naturais e artificiais, contaminantes e os diferentes tipos de embalagens, além de aproveitar degustações, área de alimentação, atividades interativas e passeio guiado por plantas-piloto e laboratórios, mediante disponibilidade de vagas.
No IAC o público é esperado com uma mostra de pesquisas desenvolvidas por suas 17 unidades. Vai ter muita coisa interessante sobre produção de frutas, cana, grãos, citricultura, café, batata, mandioca e uma infinidade de culturas as quais o Instituto vem se dedicando a melhorar durante seus 138 anos de fundação. Sem contar as pesquisas com solos, climatologia, engenharia entre tantas outras. O visitante poderá conhecer ainda a Biblioteca IAC, um verdadeiro tesouro do conhecimento agrícola nacional, e apreciar toda a beleza do parque e seus prédios históricos.
À tarde, que tal uma passada em Nova Odessa para aproveitar as atividades preparadas pelo Instituto de Zootecnia (IZ)? Até as 17h, você vai poder encontrar muita informação sobre as diferentes cadeias de produtos de origem animal. Esse ano, o foco será a importância da água na produção animal e na nossa vida, com apresentação de alguns dos projetos do IZ com o tema, como o Aquapec, que une produção de peixes, gado e agrícola com reaproveitamento dos recursos hídricos, e a Estação de Tratamento e Valoração de Efluentes, representada por meio de maquete. Antes de ir embora, ainda dá pra aproveitar as atrações culturais e os foodtrucks do evento.
Mas não pense que acabou. Domingo também é dia de Apta Portas Abertas!
Voltando para a capital, nas sedes dos Institutos Biológico (IB) e de Pesca (IP), na Vila Mariana, haverá atividades abertas para toda comunidade. Pesquisadores e técnicos dos dois Institutos mostrarão como funcionam as atividades de pesquisa que desenvolvem, tanto nas áreas de pesca, aquicultura e recursos hídricos do IP, quanto de sanidade animal e vegetal, controle biológico entre outras do IB. A equipe do IEA também se fará presente no local, acompanhando o público nas visitas monitoradas ao seringal e ao belíssimo cafezal do IB (o maior do mundo em área urbana), que será acompanhada de Roda de Conversa sobre os aspectos históricos, econômicos e culturais do café na cidade e no estado.
Bastante coisa, né?
Mas essa é só uma prévia de tudo que você vai poder aproveitar. Fique atento à programação completa de cada Instituto, que estará disponível em breve, e se programe para as ações que acontecem aí na sua região.
Participe dessa grande festa da ciência que é o Apta Portas Abertas!