O Dia do Algodão Abapa 2025 será realizado no dia 16 de agosto, na Fazenda Santana, em Riachão das Neves (BA), marcando também as comemorações pelos 25 anos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Reconhecido como um dos eventos mais relevantes da cotonicultura brasileira, o encontro vai além do tradicional dia de campo, promovendo debates sobre inovação, sustentabilidade e estratégias para o futuro da produção.
A programação, das 7h30 às 17h, contará com circuitos simultâneos de conhecimento, estandes, painéis técnicos e espaços dedicados à moda e networking. “O Dia do Algodão é um momento de fortalecer vínculos e fomentar novas parcerias. A cada ano buscamos um evento mais disruptivo”, afirma Alessandra Zanotto Costa, presidente da Abapa.
Estações do Conhecimento e cultivares
Pela manhã, as três Estações do Conhecimento abordarão mercado, inovação e agricultura regenerativa. Entre os palestrantes, destaque para Rodrigo Iafelice dos Santos, ex-CEO da Solinftec, que vai falar sobre tecnologia e exportação no cenário em que o Brasil assume a liderança mundial na exportação de algodão.


Outro destaque é Rodrigo Buffon, da SPD Soil Diagnostic, que apresentará soluções para agricultura regenerativa, e o painel “Estratégia para o algodão brasileiro”, conduzido pela Abrapa.
Em paralelo, as Estações de Cultivares trarão especialistas como Luís Kasuya e Eleusio Curvelo Freire, com dois blocos de horários para atender diferentes interesses técnicos.
Painéis da tarde e encerramento
À tarde, o Espaço Principal será palco de debates sobre o futuro do setor têxtil e de confecção, com participação de Marcelo Ramos, do Senai Cetiqt, e apresentação do “Momento Sou de Algodão”, com Silmara Ferraresi.
O encerramento contará com o painel “A força da conexão: o legado e os próximos capítulos da Abapa”, reunindo ex-presidentes e a atual presidente para discutir o passado, presente e futuro da entidade.
