Curso gratuito fortalece sistemas agroflorestais agroecológicos na Mata Atlântica

Acompanhe tudo sobre agroecologia, curso gratuito, Mata Atlântica, Sistemas agroflorestais, Sustentabilidade e muito mais!

Uma iniciativa da Embrapa Meio Ambiente, em parceria com a Fazenda do Lapa, a Fazenda São Luiz, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), oferece a capacitação on-line SAFs Agroecológicos na Mata Atlântica. O curso, que é de oferta contínua e gratuita, faz parte do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Embrapa e o MDA. 

Coordenada pelo pesquisador Luiz Octávio Ramos Filho, da Embrapa Meio Ambiente, a formação conta com a colaboração da equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente, da Embrapa Florestas, além de técnicos e agricultores parceiros.

De acordo com Ramos Filho, o curso visa disseminar informação científica e ampliar o conhecimento sobre sistemas agroflorestais (SAFs) agroecológicos. A iniciativa é voltada para técnicos extensionistas de ATER, agricultores familiares, assentados, comunidades tradicionais e outros interessados. A capacitação busca sensibilizar esses públicos sobre a importância dos SAFs, contribuindo para sua adoção e implementação.

Ao concluir o curso, os participantes deverão ser capazes de identificar os princípios dos SAFs agroecológicos e sua relação com a transição agroecológica, compreender o papel das políticas públicas na adoção desses sistemas produtivos e planejar SAFs, considerando objetivos, escolha de espécies e desenho agroflorestal.

Além disso, a capacitação aborda técnicas para implantação, como diagnóstico do solo, preparo e adubação, práticas de plantio e cobertura morta, manejo de podas e da matéria orgânica. Os participantes também aprenderão sobre manejo e comercialização de produtos agroflorestais, garantindo a viabilidade econômica dos SAFs.

O conteúdo está estruturado em cinco módulos:

1. Conhecendo os Sistemas Agroflorestais Agroecológicos;

2. Planejamento de SAFs Agroecológicos;

3. Implantação de SAFs Agroecológicos;

4. Manejo e condução de SAFs Agroecológicos;

5. Aspectos econômicos.

O planejamento é apontado como etapa fundamental para o sucesso das agroflorestas, sendo ilustrado no curso por meio de casos concretos, como a experiência do engenheiro agrônomo aposentado e produtor agroflorestal Carlos Fernando da Rocha Medeiros, conhecido como Carlão Sorocaba. Em um vídeo, ele relata a implantação de um hectare de SAF dentro de sua propriedade de 9,3 hectares, com foco na regeneração ambiental e produção de madeira de lei. O depoimento destaca os desafios e aprendizados acumulados ao longo de oito anos.

Vivências muito bem relatadas em vídeos mostram o processo de troca de experiências, agregação de valor e comercialização no Sítio Bela Vista, dos agricultores Clodoaldo e Suzete, em Cananéia-SP., da experiência da Cooperaforesta, em Barra do Turvo, SP. e da Rede Agroflorestal da Região de Ribeirão Preto, SP.

Outro vídeo apresenta práticas de manejo na Fazenda do Lapa, com o agroflorestor Lucas Beviláqua – preparo do solo, adubação, semeadura, cobertura morta e de podas em agroflorestas com hortas na Fazenda São Luiz. A abordagem inclui a abertura periódica de clareiras para entrada de luz e melhoria do solo, organização da biomassa e ciclagem de nutrientes. A gravação na Fazenda São Luiz, em São Joaquim da Barra, SP, teve participação de Denise Amador e Rodrigo Junqueira, do Mutirão Agroflorestal, especialistas na área.

Ramos destaca que a capacitação busca fortalecer o conhecimento técnico sobre os SAFs agroecológicos, estimulando a adoção dessas práticas sustentáveis e impulsionando a produção agroflorestal no Brasil.

O participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado. Porém, sugere-se que seja concluído em até 60 dias, para uma maior efetividade da aprendizagem. A carga horária é de 30 horas, gratuito.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Couve-flor Alpina alia resistência e qualidade para atender a demanda por alimentação saudável

2

Tarifaço dos EUA interrompe recorde nas exportações de café solúvel do Brasil

3

Grupo Santa Clara lança bionematicida com combinação exclusiva de bacilos para combater nematoides em cana-de-açúcar

4

Brasil deve liderar crescimento entre exportadores de frango

5

Coopercitrus realiza Balcão do Agronegócio 2026 com condições especiais para o produtor rural

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Centro de Pesquisa do Grupo Santa Clara

Grupo Santa Clara lança bionematicida com combinação exclusiva de bacilos para combater nematoides em cana-de-açúcar

Divulgação

PI AgSciences estreia no PA SUMMIT 2026 – 13º DIA DE CAMPO, em Mato Grosso

Divisão de pesquisa e desenvolvimento de solos e pesquisas de fertilizantes IAC. Campinas-SP. Foto: Gilberto Marques/SAA

Governo de SP inicia etapa decisiva para ingresso de 37 novos pesquisadores científicos do agro

Câmara de captura de emissão de óxido nitroso por lavoura de feijão em sistema ILP. Foto: Márcia Thaís

Fixação Biológica de Nitrogênio reduz em 50% a emissão de óxido nitroso em lavoura de feijão no Cerrado