Cooperativistas buscam soluções para aumentar competitividade do leite em Minas Gerais

Promovido pelo Sistema Ocemg, dentro da Megaleite 2024, Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras do Segmento Leite apontará caminhos para desafios do setor
leite
Foto: Adobe Stock
Acompanhe tudo sobre Cooperativas, Leite, Minas Gerais e muito mais!
leite
Foto: Adobe Stock

O Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras do Segmento Leite que acontecerá nesta quarta-feira, dia 12 de junho, a partir das 9h, no Expominas, em Belo Horizonte – dentro da programação da Megaleite 2024 – será estratégico para o fortalecimento e a defesa de interesses de toda a cadeia produtiva leiteira em Minas Gerais. Cerca de 100 cooperativistas estarão reunidos para discutir caminhos para aumentar a competividade do setor, num cenário que ainda impõe desafios para superar problemas como queda nos preços e redução do consumo de leite no mercado nacional. Desde 2023, o segmento vem passando por uma crise histórica, em função do aumento desenfreado das importações de leite em pó, com repercussões que ainda não foram totalmente superadas. Um dos elos mais impactados, o cooperativismo mineiro continua buscando saídas para fortalecer a atividade no Estado que é considerado a maior bacia leiteira do país. “As cooperativas continuam engajadas nesse esforço coletivo para defender a cadeia produtiva do leite, que responde por milhares de empregos em nosso país. Vamos implementar um amplo debate para levantar as ações que ainda são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento sustentável dessa atividade”, reforça o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

O Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras do Segmento Leite terá, na programação, palestras com especialistas e lideranças do ramo. O painel “Competividade Global – Construindo um Novo Horizonte” abordará temas como o cenário de Minas frente aos desafios do leite, as inovações das cooperativas e as ações futuras da pecuária mineira para melhoria da competitividade. Nesse debate estarão, como painelistas, o presidente da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPR), Marcelo Candiotto, analista técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fernando Ferreira Pinheiro, e o presidente da Fecoagro Leite Minas e da Central Mineira de Laticínios (CEMIL), Vasco Praça Filho. As apresentações serão mediadas pela professora da Universidade Federal do Paraná, Vânia di Addario. A agenda inclui também o painel “As transformações, evoluções e futuro da cadeia do leite no Brasil”, com participação do economista e professor Thiago Bernardino, referência em economia agrícola no país.

A Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) é considerada o maior evento da pecuária leiteira da América Latina. A 19ª edição da feira será realizada de 11 a 15 de junho, no Parque da Gameleira. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a exposição conta com o apoio institucional do Sistema Ocemg.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

2

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

3

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

4

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

5

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

imagem_2025-07-01_130308573

Edalife: biotecnologia sem fronteiras

Foto: Freepik

É possível uma agricultura sustentável e rentável ao mesmo tempo? A Edalife responde SIM

Análise de solo em laboratório mostrando matéria orgânica

Matéria Orgânica do Solo: como transformar o solo em ativo no mercado de carbono