Como alcançar alta produtividade em batata-doce

Com o aumento do número de produtores de batata-doce (Ipomoea batatas) tem-se observado que a produção aumentou significativamente nos últimos anos, atrelado também às exigências dos consumidores, que visam na batata-doce uma alimentação mais saudável.
Batata-doce - Fotos: Shutterstock

Publicado em 30 de julho de 2020 às 10h09

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h29

Acompanhe tudo sobre Batata, Batata-doce, Cana-de-açúcar, Colheita, Plantio, Pós-colheita e muito mais!

Autores

Adriana Araujo Diniz Professora adjunta II – UEMA/CESBAadrisolos2016@gmail.com

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho Mestrando em Agronomia/Produção Vegetal – FCAV/UNESPa15santanafilho@gmail.com

Taís Soares de Oliveira ts0291001@gmail.com 

Myrelly Nazaré Costa Noletomyrellynoleto11@gmail.comGraduandas em Engenharia Agronômica – UEMA/CESBA

Batata-doce – Fotos: Shutterstock

Com o aumento do número de produtores de batata-doce (Ipomoea batatas) tem-se observado que a produção aumentou significativamente nos últimos anos, atrelado também às exigências dos consumidores, que visam na batata-doce uma alimentação mais saudável.

Para alcançar altas produtividades, é necessário que alguns cuidados sejam tomados durante o processo de produção, dentre estes: o plantio, a colheita e a boa resistência do material pós-colheita.

 Para uma alta produtividade, deve-se levar em consideração condições ambientais, como por exemplo uma boa temperatura, que está ligada à formação das raízes tuberosas (temperaturas entre 25 e 30ºC são consideradas ideais).

O fotoperíodo também é um fator essencial – fotoperíodo longo é o mais ideal para cultura. Desse modo, uma boa exposição à luz solar e temperatura adequada são consideradas ideais para aumentar a produtividade.

Além de se observar as condições ambientais, outros fatores também são primordiais para a busca de alta produtividade. Atividades como um manejo adequado do solo, uma boa adubação, irrigação correta, o controle de pragas e doenças e uma colheita realizada na época certa são fatores a serem levados em conta na hora de garantir maior produtividade.

Recomendações

A melhor época para o plantio da batata-doce deve levar em consideração as condições locais de cada região, e o preparo do solo é relativamente simples. Quando o solo é trabalhado para atingir condições ideais, o uso da grade pode se tornar eficaz para eliminar os torrões.

É aconselhável que o solo fique bem destorroado, de modo que a raiz tuberosa consiga se desenvolver satisfatoriamente. Os espaçamentos mais utilizados são de 0,80 m a 1,00 m entre fileiras e 0,25 m a 0,50 m entre plantas.

No processo de correção do solo a calagem deve ser realizada cerca de até 100 dias antes do plantio, após o revolvimento do solo e antes da gradagem, e a adubação pode ser completada em até 60 dias após o processo de calagem.

Outra etapa a ser realizada do plantio à colheita é o manejo e controle de pragas e doenças, pois pode acabar interferindo no desenvolvimento das plantas, diminuindo assim a produção da cultura e causando uma baixa produtividade e prejuízos financeiros.

Para o controle de plantas invasoras, o método mais comum é a capina, ou também pode ser utilizada a aplicação de herbicidas específicos. A irrigação deverá ser procedida em épocas muito secas, levando-se em consideração a necessidade da cultura.

O excesso de água pode acabar provocando um mau desenvolvimento da parte aérea e, consequentemente, a diminuição na produção das batatas. A última etapa é a colheita, realizada quando as raízes estão no tamanho desejado, normalmente em até 180 dias após o plantio.

Eficiência operacional

Um dos primeiros passos para melhorar a eficiência de uma lavoura é investir em ramas-semente de qualidade, pois estas vão constituir o começo de todo o trabalho e uma consequente produtividade alta.

Para a escolha, deverá se levar em consideração as condições ambientais do local, o produtor precisa conhecer bem sua propriedade, a região onde mora e que tipo de solo está presente no local (por meio de análise de solo), sendo aconselhado ao produtor que utilize em sua lavoura ramas-sementes devidamente certificadas e que apresentem qualidade garantida pelo fornecedor.

Outro ponto importante é a utilização correta de fertilizantes/adubos. Os nutrientes presentes no solo muitas vezes não são suficientes para garantir um bom desenvolvimento às plantas e, desse modo, a planta necessitará de adubação via utilização dos fertilizantes.

A eficiência desses produtos só é garantida se houver uma aplicação correta, sendo imprescindível levar em conta alguns requisitos, como a forma de aplicação do fertilizante, o tipo adequado, as necessidades nutricionais da cultivar e do solo.

[rml_read_more]

Versatilidade

A batata-doce apresenta uma boa fonte de fibra, elevada concentração de energia e carboidratos, além disso, pode servir de matéria-prima na indústria para produção de doces e amido. Em termos de produtividade, a cultura da batata-doce, se manejada de forma correta, apresenta alto rendimento de tubérculos.

Além disso, é uma cultura onde a planta inteira pode ser utilizada, desde a parte aérea e raiz tuberosa, na alimentação animal e humana. Atualmente, a batata-doce vem sendo também utilizada na produção de biocombustível, sendo esse processo, quando comparado com utilização da cana-de-açúcar, mais eficiente pois o ciclo de cultivo da batata-doce é mais rápido.

Erros

Basicamente, os erros mais comuns cometidos pelos produtores são a falta de conhecimento do manejo adequado e o uso inadequado de produtos que acarretam danos à produção. Em geral, a cultura necessita de adubação apropriada, irrigação de acordo com as necessidades fisiológicas e época de plantio correta para cada região, e se realizados de forma errônea podem acarretar em pequenas produtividades.

A falta de análise do solo correta para este tipo de cultura e espaçamento inadequado durante o desenvolvimento da lavoura gera perdas na produção. Se muito próximas umas das outras, as plantas podem acabar tendo um desenvolvimento defeituoso devido à concorrência por nutrientes e competição por espaço para crescimento das raízes tuberosas.

Por outro lado, espaçamentos muito longos favorecem o aparecimento de plantas daninhas que competem com a cultura. O tempo correto para a colheita também deve ser respeitado. Outro erro é a falta de estudo de mercado para traçar a logística do produto, gerando prejuízos e desperdícios para os produtores rurais.

Acertos

As formas mais adequadas para evitar os erros no cultivo são, inicialmente, preparar o solo com antecedência. Também é indicado consultar um engenheiro agrônomo, tanto para estudo do solo (umidade, textura, resíduos orgânicos e salinidade) como para avaliar o manejo necessário para um bom desenvolvimento da cultura.

Em sua maioria, a cultura da batata-doce apresenta alta rusticidade, potencial produtivo e alto valor alimentício, sendo desse modo uma cultura com boa relação custo e benefício. A batata-doce se destaca por cultivares que se adaptam bem a diferentes tipos de climas.

Alternativamente, a batata-doce tornou-se também muito importante para a agricultura familiar, dado que não apresenta grandes práticas para o cultivo. Apresenta viabilidade e importância para grandes produtores, bem como em áreas de agricultura familiar a produção da batata-doce consegue trazer ao produtor rural uma forma de sustento para a família, apresentando relativa lucratividade, e obtendo resultados satisfatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

Framboesas vermelhas frescas

Panorama da produção de framboesa

PG 62  a 63 - Foto 01 (Telefone)

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo