Com recursos privados, IAC-Quepia expande laboratório de Jundiaí e abre unidade única no País para análises de luvas

Publicado em 28 de março de 2018 às 12h59

Última atualização em 28 de março de 2018 às 12h59

Acompanhe tudo sobre Automação, Consorciação, Consórcio e muito mais!

Investimento consolida centro de pesquisas entre os mais importantes do mundo na área; programa une a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo à indústria de vestimentas especiais para aplicação de agrotóxicos

Com recursos captados junto a empresas do agronegócio, o Programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia) anuncia a expansão de seu laboratório de pesquisas. A unidade que funciona no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), na cidade paulista de Jundiaí, terá ampliada sua capacidade para realizar análises de qualidade e estudos sobre vestimentas de proteção utilizadas por trabalhadores aplicadores de agrotóxicos.

 

O Programa IAC-QUEPIA também passa a contar, no mesmo local, com um laboratório específico para pesquisar, desenvolver e certificar luvas empregadas no Brasil no manejo de agrotóxicos. Este será o primeiro centro de pesquisas do gênero a funcionar no País, segundo informa o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do programa.

 

“A ampliação do laboratório nos deixará ainda mais perto da comunidade científica internacional, além de transferir ganhos contínuos de qualidade à indústria nacional de equipamentos de proteção ao aplicador de agrotóxicos“, ressalta Ramos. Segundo ele, o programa, que completa 12 anos em 2018, une o Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo à indústria nacional de vestimentas de proteção.

De acordo com o pesquisador, o centro de pesquisas de Jundiaí participou de importantes medidas adotadas na última década, pelo Ministério do Trabalho, visando à proteção do trabalho rural, sobretudo portarias específicas que condicionaram a emissão de certificados de qualidade a vestimentas de proteção à observância de normas internacionais. Em âmbito mundial, assinala Ramos, o IAC-Quepia atua em conjunto com cientistas da Europa e dos Estados Unidos, países igualmente empenhados no aprimoramento da qualidade de vestimentas e luvas de proteção.

 

Membro do Comitê Mundial da ISO ” International Stadantartization Organization ” e do Consórcio Internacional para a Segurança de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, Hamilton Ramos adverte que ainda há no Brasil produtores e agroindústrias desatentos à necessidade de adotar equipamentos de proteção individual com qualidade certificada. Em virtude desse cenário, enfatiza, parte dos equipamentos em uso nas lavouras brasileiras não evitam a exposição do trabalhador rural a agrotóxicos.

 

“É preciso privilegiar às empresas que submetem seus produtos à certificação e investem na qualidade“, afirma Ramos. “O novo espaço também estará aberto a todos os fabricantes que queiram interagir com a pesquisa“, complementa o pesquisador.

 

As obras do laboratório IAC-Quepia estão em andamento e a expectativa de conclusão é para o mês de junho próximo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

2

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

3

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

4

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

5

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-30_145124434

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais