Cana-de-açúcar: controle biológico de nematoides é possível?

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 07h10

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h12

Acompanhe tudo sobre Cana-de-açúcar, Controle biológico, nematoides e muito mais!
Fotos: Claudia Arieira

Laura Carine Candido Diniz Cruz
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
la.carine@hotmail.com
Carlos Antônio dos Santos
Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia e professor – Instituto Federal do Paraná (IFPR)
carlos.santos@ifpr.edu.br

O controle biológico de nematoides em cana-de-açúcar é uma abordagem promissora e sustentável para reduzir os danos causados por esses parasitas, como o Pratylenchus zeae, que afeta as raízes e diminui a produtividade da cultura.

Produtos biológicos à base de Pochonia chlamydosporia e Paecilomyces lilacinus, por exemplo, são capazes de reduzir significativamente as populações de nematoides no solo.

Quem são eles

Dentre os principais nematoides que afetam a produtividade da cana-de-açúcar estão os nematoides de galhas (Meloidogyne spp.) e os de lesões radiculares (Pratylenchus spp.), sendo comum a ocorrência de ambos em um mesmo canavial.

Esses fitopatógenos estão presentes no solo, atacando e parasitando o sistema radicular, onde extraem os nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento. Adicionalmente ao dano de uso dos nutrientes, esses nematoides podem causar deformações nas raízes, como as galhas causadas pelo Meloidogyne spp., e áreas necrosadas causadas pelo Pratylenchus spp.

Desse modo, causam redução da produtividade e viabilidade do canavial, por meio do comprometimento radicular e da baixa absorção de nutrientes pelas plantas.

Controle biológico

Diferentes agentes biológicos têm sido adotados para controle de nematoides na cana-de-açúcar. Dentre os bionematicidas, estão os fungos Pochonia chlamydosporia e Paecilomyces lilacinus.

O fungo P. chlamydosporia se alimenta dos ovos dos nematoides e disponibiliza nutrientes da matéria orgânica do solo para as plantas. A depender da espécie da planta, pode apresentar comportamento endofítico, resultando na ativação de mecanismos de defesa da planta contra patógenos de solo, como os nematoides.

Fotos: Claudia Arieira

Já o P. lilacinus é um fungo antagonista de ampla distribuição no solo, sendo um parasita de todos os estádios de desenvolvimento dos fitonematoides, principalmente os ovos. O fungo penetra a cutícula e coloniza o nematoide, alimentando-se dele.

Dentre as vantagens do uso do controle biológico está a diminuição da população de nematoides; é de fácil aplicação, com menor risco ao aplicador; ausência de resíduos no solo e tem efeito prolongado.

Integração de métodos

O controle biológico de nematoides pode ser integrado a outras práticas de manejo, a fim de melhorar a eficiência no controle. Tem-se como principais estratégias a rotação de culturas, adição de compostos orgânicos ao solo e adubação equilibrada.

Uma ferramenta potencial seria o uso de variedades resistentes, porém, a nível comercial, a disponibilidade de cultivares produtivas e com tais características é restrita.

A rotação de culturas é importante, sendo realizada na renovação do canavial, com espécies não hospedeiras ou até antagônicas aos nematoides. A adição de compostos orgânicos é favorável a fim de aumentar a matéria orgânica do solo e assim promover o aumento da microbiota benéfica.

A adubação equilibrada mantém um solo nutrido e saudável, a fim de fortalecer a planta e aumentar a resistência.

Desafios

A utilização de mais de um microrganismo antagonista para controle biológico é benéfica pois pode ampliar o espectro de atividade, reunindo vários mecanismos de ação. Um dos cuidados a serem adotados pelos produtores está na compatibilidade dos produtos biológicos com produtos químicos, pois os mesmos podem reduzir a eficiência do controle biológico.

Deve-se, portanto, levar em conta as recomendações do fabricante. Outro desafio são os cuidados com o transporte, armazenamento e aplicação do bionematicida, pois se tratam de microrganismos vivos, sendo necessário ter cuidado ao transportar, armazenar e na escolha do momento da aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo