Brócolis Master

Em 2021 o aumento nos preços de insumos, como fertilizantes e defensivos, foram alguns ...
Brócolis - Foto: Agristar

Publicado em 27 de fevereiro de 2022 às 07h36

Última atualização em 27 de fevereiro de 2022 às 07h36

Acompanhe tudo sobre Agristar, Brócolis, Insumos, Produtora e muito mais!

Economia em insumos e mão de obra

Brócolis – Foto: Agristar

Em 2021 o aumento nos preços de insumos, como fertilizantes e defensivos, foram alguns dos principais responsáveis pelo aumento dos custos da produção agrícola no Brasil. Para o produtor de brócolis, uma alternativa que alia qualidade e precocidade é o material Master, da TSV Sementes, linha da Agristar do Brasil, que possui ciclo médio de 60 a 70 dias.

As principais regiões produtoras hoje são a Serra Gaúcha, a Grande Curitiba, o Cinturão Verde de Santa Catarina, o Sul de Minas e São Paulo, mas possui aptidão para ser plantado em quase todo o território brasileiro, já que carrega consigo ótima estabilidade e alta rusticidade da cultivar, o que permite o plantio sob diferentes solos e condições de clima.

Segundo o coordenador de Culturas da TSV Sementes, Osvânder David, a arquitetura compacta da planta proporciona ao produtor vantagens quanto ao manejo nutricional e sanitário da lavoura. “A cultivar apresenta floretes bem definidos, granulometria média, alto rendimento, peso, boa tolerância a doenças foliares, oferecendo bom aproveitamento comercial da lavoura mesmo plantada sob condições de clima adverso. O híbrido também é tolerante a vários defeitos fisiológicos que afetam a espécie como talo oco, brotações laterais e folhas na cabeça”.

Para o gerente de Compras da empresa Foga e Furquim, de Cambuí (MG), Cleiton José Bueno, o brócolis Master veio para mudar o cenário da cultura, principalmente no verão. “A precocidade é uma grande vantagem do Master sobre as demais variedades, pois dificulta o ataque de pragas e traz uma significativa redução em adubação, irrigação, consumo de óleo diesel e necessidade de mão de obra, além da opção de mais um ciclo no ano, ao invés de três, conseguimos fazer quatro”, detalha.

Opinião dos consumidores

O comprador destaca qualidades como a formação de cabeça bem arredondada e sua aptidão para o embandejamento. “Ele fica bem assentado na bandeja e tem excelente aceitação nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades do Nordeste para onde enviamos”, acrescenta Bueno.

Da mesma opinião compartilha o produtor de brócolis de Congonhal (MG), Gilberto Ferreira de Araújo. “Com a alta dos preços do adubo e do óleo diesel, você consegue eliminar 20 dias, ou até mais, de colheita. É um material que eu estou indicando para todos os meus amigos e parceiros, pela robustez, peso, com uma média de 450 gramas, que é o padrão para quem trabalha com bandeja, e a possibilidade de plantar o ano inteiro. Como produtor e consumidor, acho que é um dos melhores materiais do mercado hoje”.

O consultor técnico de vendas do distribuidor regional Agropecuária Parada do Colono, Antonio Rothman, cita a produção de brócolis Master em Içara (SC), que passou por várias interferências climáticas, intercaladas durante o ciclo com períodos de frio extremo e seco no último inverno e, mesmo assim, os resultados foram positivos quando comparado ao seu principal concorrente.

“Mesmo o clima sendo favorável ao outro material, o Master se se sobressaiu na qualidade e precocidade, com boa formação de cabeça, cabeça uniforme, planta perfeita e poucos sintomas de manchas bacterianas”, detalha Rothman.

 “O produtor precisa de um material em que ele possa colocar confiança em investir o seu dinheiro, sabendo que vai conseguir plantar, colher e vender para poder ter a sua receita. E o brócolis Master veio para contribuir com a região do Sul de Minas como uma ferramenta que resolveu diversas questões com as quais os produtores vinham sofrendo”, comenta o consultor Técnico da Agifértil, Sivaldir da Silva Santos parceiro da TSV Sementes no Sul de Minas, Capital e região de Mogi das Cruzes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo