Bom enraizamento proporciona melhor qualidade da pele da batata

Fotos Shutterstock

Publicado em 11 de outubro de 2018 às 07h31

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h31

Acompanhe tudo sobre Água, Batata, Enraizamento, Hortifrúti, Pivô e muito mais!

Tiago Henrique Costa Silva

Mestrando em Proteção de Plantas ” IFG Urutaí-GO

tiago@agronomo.eng.br

Fotos Shutterstock

Os aspectos visuais são determinantes no momento da escolha do consumidor pelo alimento que está na prateleira. Na cultura da batata, por exemplo, algumas características da casca são consideradas um atrativo comercial, principalmente pele lisa e brilhosa.

Para atingir essa qualidade é necessário um sistema radicular bem desenvolvido, que vai promover melhor absorção de água e nutrientes pela planta. Desta forma, haverá condições para o melhor desenvolvimento dos tubérculos, sem interferência de agentes estressantes contra a superfície externa envoltória desse tubérculo.

 

Sistema radicular x qualidade na pele da batata

O sistema radicular bem desenvolvido traz para a cultura da batata grandes benefícios, como melhor desenvolvimento da parte aérea, planta mais forte a ataques de pragas e doenças e menos sensível a estresses hídricos, salinos e ambientais. Por este motivo, garante uma produção de tubérculos mais uniformes e com melhor perfeição na formação da pele, que por consequência atinge a exigência dos consumidores.

 

Como funciona

 

A batata é uma dicotiledônea da família Solanaceae pertencente ao gênero Solanum. Possui enraizamento pouco profundo em comparação às plantas perenes, tem características de raízes superficiais em torno de 40-50 cm, sendo incapazes de explorar os nutrientes e a umidade do solo em uma determinada profundidade, de acordo com o perfil do solo.

Quando o plantio é feito com batata-semente, as plantas desenvolvem raízes adventícias nos nós do caule subterrâneo, facilmente visíveis nas brotações dos tubérculos. Quando a semente verdadeira (semente-botânica) é semeada, ocorre emissão de uma raiz pivotantes com raízes laterais.

A nível comercial, o que se utiliza é a batata-semente, colhida em uma safra anterior, com menor diâmetro, a qual passa por processo de seleção para retirar as mais saudáveis. Em seguida, são mantidas armazenadas em câmera fria em torno de 4°C, quando ocorre a quebra de dormência, emitindo as brotações nas gemas da batata. Neste momentoiniciam-se os plantios da nova safra de batatas.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

O uso da irrigação para minimizar os efeitos das queimadas nos canaviais

2

Rio Coffee Nation se consolida como plataforma de conhecimento sobre cafés especiais no Brasil e celebra a experiência sensorial, cultural e afetiva da bebida

3

49º Congresso de Pesquisas Cafeeiras: Biotrop é patrocinadora Ouro

4

Royal Royce: o futuro chegou!

5

Rustop®: tecnologia e inovação no controle da ferrugem para garantir produtividade do cafezal

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

maxximudas (1)

Royal Royce: o futuro chegou!

cacau (Pequeno)

Emater-MG faz levantamento inédito sobre a safra de cacau em Minas Gerais

PG 70 a 71 - Foto 01 (Pequeno)

Uva: inovações no manejo da mosca-branca

Fotos: Arquivo pessoal do produtor

Cultivo de goiaba garante sucessão na região Central de Minas Gerais