Boa estruturação do rebanho é fundamental

Alto percentual de vacas em lactação é essencial para caracterizar uma composição lucrativa.

Publicado em 4 de maio de 2022 às 09h12

Última atualização em 4 de maio de 2022 às 09h12

Acompanhe tudo sobre Manejo, Pecuária, Rebanho e muito mais!
Divulgação

Tendo em vista a rentabilidade de um sistema de produção pecuário, um dos fatores que os pecuaristas mais devem se atentar em suas propriedades é a composição do rebanho, o que influencia diretamente o número de animais em produção, a produção total de leite da fazenda e, consequentemente, o resultado financeiro do sistema produtivo.

Um rebanho leiteiro normalmente é composto por vacas em lactação, vacas secas, novilhas, bezerras e outras categorias animais. A estrutura deste rebanho trata-se da quantidade de animais por cada uma dessas categoria.

“Dentre as categorias, a que é responsável pela maior parte das receitas de uma propriedade leiteira é a categoria de vacas em lactação. Sendo assim, a caracterização de um rebanho bem estruturado conta com um percentual alto de vacas em lactação em sua composição. Em contrapartida, rebanhos desestruturados apresentam altos custos para a manutenção dos animais improdutivos”, explica a Responsável Técnica da Minerthal Letícia de Souza Santos.

Para avaliar a boa estruturação do rebanho, são utilizados dois principais indicadores: percentual de vacas em lactação em relação ao total de vacas percentual de vacas em lactação em relação ao total do rebanho.

“É necessário que as novilhas iniciem o quanto antes a fase de lactação, para se obter maior percentual de vacas em lactação em relação ao rebanho. Dessa forma, é preciso alcançar entre elas a idade ao primeiro parto de 24 meses, sendo necessário que a novilha seja coberta ou inseminada entre os 13 a 15 meses de idade. Quanto mais tarde a idade ao primeiro parto, maior a quantidade de novilhas no rebanho gerando custos e a menor a porcentagem de vacas em lactação em relação ao rebanho total”, destaca a profissional.

A idade ao primeiro parto pode ser influenciada pela genética do animal, sistema de criação, sanidade do rebanho e nutrição. Em geral, este indicador dita por quantas categorias o rebanho será composto.

Composição ideal do rebanho leiteiro

Para que se atinja a composição ideal de um rebanho, existem índices zootécnicos ideais que uma propriedade deve alcançar. Eles estão relacionados à idade ao primeiro parto, ao intervalo entre os partos, ao período de lactação e à taxa de mortalidade nas categorias. O número de partos por mês se dá pelo total de vacas dividido pelo intervalo entre os partos.

“Com os índices próximos aos ideais, conseguimos chegar no valor da porcentagem ideal de vacas em lactação em relação ao total de vacas do rebanho, dividindo o período de lactação pelo intervalo entre parto. Neste processo, é desejável que o intervalo entre os partos seja de 12 meses, assim, a vaca estaria em lactação por 10 meses (305 dias) e em período de serviço de 2 meses (60 dias)”, finaliza Letícia.

Sobre a Minerthal

A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano.

Mais informações: www.minerthal.com.br.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Bastidores da ceia: como a saúde das aves garante a qualidade do frango e do peru que chegam à mesa do brasileiro 

2

Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja

3

Panorama nacional da cultura da banana

4

Mamão orgânico: Como plantar?

5

Benefícios da calagem e gessagem na couve-flor

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

download

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

Divulgação

"A Carne do Futuro" será tema de simpósio nas principais cidades de Mato Grosso

gado-Telefone

Gado no verão: veja como manter o ganho de peso e equilibrar custos de produção na estação mais quente