Publicidade

Azeite brasileiro é o único na lista dos 100 melhores do mundo pela Evooleum Awards

Mantikir Summit, da Vinícola Essenza, recebeu 93 pontos na principal premiação internacional e é eleito o melhor azeite do Brasil
Acompanhe tudo sobre Azeite e muito mais!
Divulgação

O azeite Mantikir Summit Premium, produzido pela Vinícola Essenza, foi reconhecido nesta quinta-feira, 24, como um dos 100 melhores azeites do mundo no Guide Top 100 Evooleum Awards, realizado na Espanha.

O rótulo brasileiro recebeu 93 pontos e conquistou o título de melhor azeite do Brasil. É também o único azeite das Américas incluído na edição deste ano da lista internacional, que reúne os principais exemplares de azeites extravirgens avaliados por um júri técnico especializado.

O azeite premiado é um blend de campo elaborado com quatro variedades de azeitonas: arbequina, coratina, grapolo e koroneiki. A colheita dos frutos aconteceu no final de fevereiro em Maria da Fé, Minas Gerais, cidade onde estão localizados os olivais da vinícola, a 1.910 metros de altitude. As condições climáticas da região, com temperaturas noturnas baixas mesmo durante o verão, contribuem para a alta concentração de compostos fenólicos no produto final.

“Realizamos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e a integridade dos frutos. Todo o processo foi conduzido de forma precisa, desde o manejo no campo até a extração no lagar, com temperatura controlada a 22 graus, o que nos permitiu alcançar um azeite de excepcional qualidade”, explica Herbert Sales, proprietário e produtor.

O método de produção utilizado na elaboração do Summit consiste na prensagem imediata do blend formado por azeitonas colhidas em diferentes talhões da propriedade. O rendimento médio foi de 12 quilos de fruto para produzir aproximadamente 1 litro de azeite artesanal.

“O reconhecimento da Evooleum é uma confirmação do potencial do Brasil para produzir azeites extravirgens de alta performance técnica e sensorial”, ressalta.

Considerada a premiação mais influente e rigorosa do setor, a Evooleum Awards é organizada pelo Grupo Editorial Mercacei em parceria com a Associação Espanhola de Municípios Oleícolas (AEMO). O concurso reúne anualmente um júri internacional composto por 25 provadores de 11 países, que avaliam às cegas quase mil amostras de azeites extravirgens produzidos em 26 nações. Os resultados são divulgados em Córdoba, na Espanha, e definem os 100 melhores azeites do mundo, além dos 20 melhores rótulos de produção limitada. A edição 2025 conta com representantes de 10 países no ranking final, entre eles Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha — que lidera a lista com 67 azeites classificados, 43 deles da região da Andaluzia.

Divulgação

Em 2024, o azeite Mantikir Summit Premium já havia conquistado o topo da Evooleum ao ser eleito o melhor azeite do mundo na categoria de produção limitada até 2.500 litros. Foi a primeira vez que um azeite brasileiro recebeu este título, superando marcas tradicionais da Europa e do Oriente Médio. A premiação destacou o perfil sensorial do azeite da Vinícola Essenza, com notas verdes e intensas, e sua complexidade aromática.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

2

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

3

O que os produtores rurais precisam ficar atentos com o lançamento do Plano Safra 2025/2026?

4

Crise hídrica no Cerrado: bacia do São Francisco perde metade da vazão desde os anos 1970

5

Agroindústria tem leve alta de 1% em abril, revela FGVAgro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

MG dispensa licenciamento ambiental para propriedades de até mil hectares

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais