‘Avalia Greening’ é a nova ferramenta do Fundecitrus para a batalha contra a doença

A plataforma reúne um banco de dados com 12 experimentos realizados pelo Fundecitrus

Publicado em 21 de setembro de 2024 às 09h00

Última atualização em 21 de setembro de 2024 às 09h00

Acompanhe tudo sobre Fundecitrus, Greening e muito mais!
Divulgação

O Fundecitrus lançou, nesta quinta-feira (19), a plataforma Avalia Greening, que disponibiliza, gratuitamente, os resultados de eficácia de produtos comerciais e tratamentos lançados para a mitigação dos danos e sintomas provocados pelo greening em pomares comerciais. A nova ferramenta reúne um banco de dados com 12 experimentos realizados pelo Fundecitrus desde 2012, com produtos nutricionais e reguladores de crescimento amplamente comercializados para a citricultura. A ferramenta contará com atualização constante para oferecer dados cada vez mais apurados para o setor.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus, Franklin Behlau, o Avalia Greening é mais um importante instrumento que poderá ser utilizado pelo citricultor para balizar suas decisões de manejo para uma doença que ainda não tem cura. “Elaboramos essa plataforma para que o citricultor possa conferir os resultados desses experimentos, além de saber em qual região ele foi feito. Tudo de forma muito fácil e intuitiva, o Avalia Greening permite que o produtor consulte não apenas os resultados, mas também a duração, a variedade e a região do cinturão citrus onde os testes foram realizados”, explica. Na ferramenta, é possível filtrar as informações, segmentando por quantidade de experimentos com um determinado composto ou produto, se ocorreu em pomares irrigados ou em sequeiro e quais os efeitos esperados no pomar.

Rigor

Os resultados da plataforma obedecem a rigor estatístico, padronização da severidade das plantas doentes avaliadas, grande número de plantas envolvidas nas testagens e aplicações em várias safras. Isso dá segurança para o citricultor poder optar por utilizar ou não um determinado produto mitigador de sintomas. “Diante do avanço da incidência do greening, a nova ferramenta é indispensável para que os profissionais do setor possam acompanhar essas análises feitas pelo Fundecitrus, desde as mais antigas até as mais recentes. O Avalia Greening é uma fonte de informações referenciais, baseada em critérios científicos muito robustos para a aferição dos resultados”, diz o pesquisador.

Manejo

Independentemente da utilização dos tratamentos avaliados pela ferramenta para a mitigação dos danos ou redução de perdas pelo greening, é indispensável que os produtores continuem realizando o controle do psilídeo para que não haja a inviabilização de novos plantios. “O manejo exige a utilização de moléculas eficazes em sistema de rotação, qualidade de aplicação e em intervalos de ao menos dez dias, inspeção e eliminação de plantas doentes, principalmente em áreas com média e baixa incidência”, finaliza Behlau.

Acesse a plataforma Avalia Greening na home do site do Fundecitrus: www.fundecitrus.com.br

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

2

Alface roxa: benefícios, cultivo e mercado dessa folhosa atrativa

3

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

4

Controle biológico de pragas agrícolas: sustentabilidade e eficiência no campo

5

Transporte e armazenagem de frutas: desafios e soluções no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Laranja-1-1

Safra de laranja 2025/26 em SP e MG é estimada em 314,6 milhões de caixas