Aumento do desmatamento no Cerrado preocupa pesquisadores da UFMG

Arquivo

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 12h00

Última atualização em 12 de setembro de 2024 às 12h00

Acompanhe tudo sobre o agronegócio no Brasil e muito mais!
Arquivo

A produção agrícola brasileira é extremante dependente do bioma Cerrado e os números comprovam isso. O bioma é responsável por mais de 60% da produção agrícola nacional, sendo importante para o abastecimento global de commodities agrícolas. Cerca de 16% da cana e 14% da soja produzidas em todo planeta, por exemplo, têm origem no Cerrado, o que faz com que qualquer quebra de safra aqui no Brasil desestabilize o mercado internacional desses e de outros produtos.

Diante dessa centralidade, da crise climática global e preocupados com o crescimento do desmatamento no bioma, pesquisadores do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG, representados aqui por Argemiro Leite-Filho, fizeram uma série de análises sobre o impacto do desmatamento na produtividade agrícola do Cerrado.

Dados observados indicam que a estação chuvosa agrícola sofreu um atraso significativo de mais de um mês em 2020 em comparação com 1980. A estação, que antes começava em 1º de setembro, passou a iniciar em 15 de outubro. Esse atraso reduz o período disponível para que os produtores realizem a dupla safra (plantio de soja e milho na mesma estação), impactando principalmente a segunda safra, que se estende até um período com menor incidência solar e menor volume de chuvas.

Além do atraso no início da estação, os dados mostram uma redução de 8,6% no volume anual de chuvas no bioma entre 1980 e 2020 e um aumento de 1,5°C na temperatura. O pesquisador Argemiro Leite-Filho destaca que, embora esses números possam parecer pequenos, são alarmantes quando consideramos que a tendência é de agravamento contínuo, caso não haja um melhor equilíbrio entre a atividade agrícola e a preservação do Cerrado.

Em suas análises, o cientista e seus parceiros separaram os efeitos das mudanças climáticas globais, causadas pelo acúmulo de gases de efeito estufa, dos efeitos locais provocados pelo desmatamento. Observou-se que, em áreas onde mais de 80% da vegetação nativa foi destruída, os atrasos no início da estação chuvosa e a redução das chuvas durante a primeira e a segunda safra são muito mais frequentes do que em áreas onde a porcentagem de vegetação degradada é inferior a 20%. Dos 8,1 milhões de hectares cultivados em sistema de dupla safra no Cerrado, 99% enfrentam atrasos no início da estação chuvosa e 61% sofrem com a redução no volume de chuvas.

“Os riscos climáticos para a agricultura no Cerrado são muito maiores em áreas que estão mais desmatadas”, salienta o pesquisador. “Nós desenvolvemos uma metodologia que retira o efeito do avanço tecnológico nas produtividades. O agronegócio costuma afirmar que sua produtividade tem aumentado e isso, apesar de ser verdade, não é uma verdade completa. O aumento da produtividade está sendo impulsionado principalmente pelo avanço tecnológico, como adoção da irrigação, melhoramento genético, práticas de manejo, etc. Quando retiramos o efeito da tecnologia, e isolamos o efeito do clima na produtividade, provamos que a frequência da queda de produtividade em relação à expectativa dos produtores, vem aumentando nos últimos anos.”

Os pesquisadores ainda alertam que o crédito agrícola pode estar sendo utilizado para o desmatamento em propriedades do Cerado. Entre os imóveis passíveis de receberem o benefício, existiam evidências de desmatamento em 16% antes de receberem o crédito. Após o recebimento, a porcentagem de propriedades com evidências de desmatamento subiu para 26%. “Isso nos leva a questionar quais estão sendo os critérios para a concessão do crédito”, completa Argemiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas Publicações

1

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

2

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

3

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

4

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

5

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações Relacionadas

image

Fórum Getap revelará os campeões de produtividade no milho inverno de 2024

image

Falta de manejo adequado contra doenças na soja pode ameaçar produção  

Crown is listening the Speaker giving talk at business meeting. Audience in the conference hall. Business and Entrepreneurship. Copy space on white board.

Treinamentos para liderança potencializam empresas do agronegócio

amendoim (Telefone)

Produção de amendoim e alteração do padrão de sementes são temas de Workshop