Adubação de sistema é o caminho

Este conteúdo é exclusivo para nossos assinantes, você pode ser solicitado a fazer o login ou assinar nossa revista!

Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 07h02

Última atualização em 13 de março de 2025 às 08h05

Acompanhe tudo sobre Adubação e muito mais!

Claudia Adriana Görgen
Engenheira agrônoma e doutora em Geociências Aplicadas – Universidade de Brasília (UnB)
gorgenclaudia@gmail.com

Na agricultura de sistemas, o produtor deve se ocupar em ter um sistema solo saudável, bem nutrido e em profundidade para que a planta consiga absorver os nutrientes necessários visando expressar seu máximo potencial produtivo, e ainda, tenha resiliência para se fortalecer a cada intempérie climática.

Aqui, vamos apresentar conceitos e práticas fundamentais para adoção deste manejo visando incremento de lucratividade.

O que é um Sistema?

Na origem da palavra, sistema significa “juntar e permanecer”, “formar um conjunto integrado” que “permanece junto ao mesmo tempo”.

O “Sistema Solo” compreende todas as formas de vida interagindo com compostos sólidos, líquidos, gasosos e etéreos ao mesmo tempo.

Como olhar o sistema de produção

Quando o ser humano entender que cada parte do seu corpo é um pedaço importante e complementar, que não tem como “a mão direita existir isolada do corpo e segurar uma xícara de café sozinha” ou “o pé esquerdo sair caminhando sozinho e chutar a bola de futebol”, então vai começar a entender que no sistema de produção nada funciona isolado.

Tudo é integrado e correspondente o tempo todo. Observe que as plantas respiram dia e noite, assim como eu e você.

Necessidade imediata da planta

A base do entendimento de adubação de sistemas é acreditar, sem sombra de dúvidas, que as plantas são inteligentes. Se você não acredita nesta premissa, nem comece.

Enquanto seres inteligentes, as plantas trocam informações com outros seres. Logo, estas trocas garantem a vida. A vida acontece, a todo momento, quando a rizosfera e sua comunidade biológica associada interage com todos os átomos presentes no ar, na água e nos minerais do solo.

A adubação de sistemas pode ser entendida como um serviço de restaurante que serve inúmeras variedades de alimentos. No restaurante abundante, a pessoa escolhe o alimento adequado as suas necessidades, come o tanto que quer e ainda sobra.

No rico restaurante denominado sistema solo biomineralizado, há infinitas possibilidades de moléculas e íons numa dinâmica complexidade, servidos como alimento para as plantas em quantidades crescentes, de inúmeras fontes e prontamente disponíveis.

Importante considerar que está tudo certo quando a adubação convencional foca na necessidade imediata da planta. Acontece que não tem como saber o que, de verdade, a planta necessita e em qual momento. 

Princípios básicos

Primeiro, é importante saber que todo sistema vivo é complexo, dinâmico, multifatorial e multifuncional. Desta forma, tudo muda e se autodescobre o tempo todo, sem parar.

Os princípios compreendem conhecimento e integração dos seguintes fatores:

• Fertilidade natural e origem geomorfológica do solo;

• Atividade microbiológica e todas suas interações biogeoquímicas;

• Hierarquia de raízes em cada família de planta e suas implicações na dinâmica de pH, oxirredução e bioacumulação e biodegradação;

• Habilidade do dono da fazenda em agricultura de processos integrados;

• Sistema de plantio direto com, no mínimo, 7,0 toneladas de matéria seca por hectare, uniformemente distribuída na superfície do solo, rotação de culturas e capricho na semeadura.

Mudanças climáticas e fatores abióticos

Sustentável é o que permanece pelo tempo necessário, não é eterno, é mutável e um dia será totalmente transformado. Sustenta pelo tempo que precisa até não ser mais necessário sustentar. Então, nova forma sustentável aparece.

A natureza tem seu ritmo, dia e noite, inverno e verão, seco e molhado, etc. Situações de estresse extremo são naturais.

Fatores ambientais, como falta ou excesso de chuva, geadas ou queimadas, por exemplo, causam danos severos às plantas cultivadas. Para superar todas estas situações, as plantas precisam estar nutridas, saudáveis e bioativadas.

Nutrientes essenciais

Todos os elementos químicos da tabela periódica são essenciais à vida das plantas e são encontrados na natureza (rochas, ar, água e resíduos orgânicos) com facilidade e abundância.

A utilização de compostagem de esterco bioativada com comunidades de microrganismos e enriquecida com remineralizadores é o manejo correto para a adubação de sistemas.

Outra maneira simples é a compostagem diretamente na superfície do solo. Este método é realizado por aplicações sequenciais de remineralizadores, estercos e comunidades de microrganismos sobre o consórcio de plantas de cobertura (adubação verde).

Importante: conhecer a origem geológica do solo e o grau de intemperismo para identificar o remineralizador adequado.

Após a aplicação do remineralizador adequado ao solo específico sobre as plantas de adubação verde, aplica-se o esterco e logo em seguida a comunidade de microrganismos.

A multidiversidade biogeoquímica dos adubos biomineralizados garante plantas saudáveis e resilientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

2

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

3

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

4

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

5

Fertilizantes organominerais melhora pegamento e produtividade do citrus

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto 01 (Telefone)

Aminoácidos + cálcio e boro= aumento da florada cafeeira

Foto 01 (Telefone)

Morango: estratégias para o manejo efetivo do Coró

Foto 01 (Telefone)

Fósforo: conheça seu ciclo no sistema solo-planta

PG 80 (Telefone)

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

Como está indo a sua leitura?

Este conteúdo é reservado para nossos assinantes. Assine agora e tenha acesso a esse artigo exclusivo e muito mais!

Já é assinante? Faça login para continuar.