Ácaro predador é novo aliado do agricultor para controle de fungus Gnats

Publicado em 23 de novembro de 2015 às 12h28

Última atualização em 23 de novembro de 2015 às 12h28

Acompanhe tudo sobre Ácaro, Biológico, Cogumelo, Embalagens, Eucalipto, Manejo Integrado, MIP, Tomate, Transgênico e muito mais!

 

Promip obtém registro para novo agente biológico destinado ao controle de pragas que atacam as raízes das plantas

 

A Promip (www.promip.agr.br), empresa que atua no segmento de manejo integrado de pragas, acaba de registrar, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um novo produto biológico que contém o ácaro predador Stratiolaelaps scimitus (Stratiomip), aplicado no combate do fungus gnats que ataca as raízes das plantas, principalmente em áreas de produção de mudas e cogumelos.

 

O Stratiomip é uma solução biológica que visa o controle destas pragas de solo, além de outros insetos nocivos. A aplicação do produto é realizada de maneira simples e rápida, liberando os ácaros predadores nos canteiros infestados pela praga. Sua eficiência para o controle de fungus gnats foi comprovada cientificamente em vários países, inclusive no Brasil.

 

Este agente biológico pode ser aplicado em qualquer cultura com a ocorrência da praga-alvo. Na prática, o sucesso na aplicação desse produto já foi comprovado em áreas de produção de mudas de citrus, eucalipto, tabaco, hortaliças e flores.

 

O produto biológico é oferecido em embalagens contendo 10.000 ácaros predadores misturados com material inerte utilizado como veículo para aplicação e distribuição dos predadores em campo. Após sua aplicação, os predadores começam imediatamente a trabalhar no controle do fungus gnats.

 

“O fungus gnats é uma praga que causa elevados prejuízos econômicos em diversos tipos de culturas. Ele afeta diretamente as raízes das plantas e, consequentemente, abre portas para a entrada de doenças. A chegada do Stratiomip ao mercado representa uma forma eficiente de combate, além de tornar os produtos produzidos mais saudáveis e livres de danos. O Stratiomip deve ser utilizado logo no início da manifestação. Quanto mais cedo os predadores forem liberados, maior será a eficiência do controle“, afirma Marcelo Poletti, CEO e um dos co-fundadores da Promip.

 

Sobre a Promip

 

A Promip, empresa de biotecnologia e manejo integrado de pragas localizada em Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo, é a única empresa brasileira com uma biofábrica para produzir e comercializar ácaros predadores, que complementam o uso de agroquímicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, aumentando a produtividade agrícola.

 

Fundada em 2006 por dois engenheiros agrônomos, a Promip desenvolve inovações que aumentam a produtividade agrícola, trazendo soluções complementares ao uso de agroquímicos e transgênicos. Em setembro do ano passado, a Promip recebeu um investimento do Fundo de Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista.

 

 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Concurso de Qualidade do Café da Região de Manhuaçu 2025 abre inscrições até 5 de setembro

2

Oferta de doses de sêmen bovino cresceu 14,37% no primeiro semestre de 2025

3

BDMG abre inscrições para capacitação gratuita em agricultura regenerativa com foco em pecuária bovina e pastagens

4

Governo lança Meu Imóvel Rural, aplicativo que reúne em um só lugar informações sobre a propriedade rural

5

10ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 acontece em Nova Andradina (MS)

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas

Sem título

AgroJo Fertilizantes estreia na Expoagro