A evolução das cadeias de carnes e de produção de ovos

A tecnologia impulsiona a evolução das cadeias de carnes e de produção de ovos, permitindo uma produção mais eficiente e sustentável.

Publicado em 7 de maio de 2023 às 08h00

Última atualização em 7 de maio de 2023 às 08h00

Acompanhe tudo sobre cadeias de produção, Carnes, gráfico e muito mais!

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC disponibilizou três infográficos especiais sobre a evolução nos últimos 50 anos cadeias produtivas das carnes de frango e suína, além da produção de ovos, no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos (embrapa.br/suinos-e-aves/cias), na seção “mapas e infográficos”). Os gráficos fazem parte do livro “Brasil em 50 alimentos”, editado pela Embrapa e lançado durante as comemorações dos 50 anos da Empresa no dia 26 de abril deste ano.

Os infográficos trazem informações comparativas entre 1970 e 2020 em quesitos como consumo per capita de cada alimento, posição brasileira nas exportações (colocação e participação no mercado), evolução da conversão alimentar dos animais, preços ao consumidor e o poder de compra do salário mínimo.

Imagem: Divulgação

No caso da carne de frango, por exemplo, o consumo brasileiro era de apenas 3 kg por habitante ao ano em 1970. Em 2020, o consumo per capita havia passado para 46 kg de carne. Além disso, o Brasil não exportava carne de frango. Hoje, o país é o maior exportador mundial, com cerca de 30% de participação no mercado. E se em 1970 o salário mínimo da época podia comprar 48 kg de carne de frango, em 2020 o poder de compra subiu para 141 kg.

Os infográficos ainda trazem números sobre a suinocultura e a avicultura de corte nas granjas e na indústria, evolução por décadas entre 1970 e 2020 da produção e da exportação e participação das regiões do Brasil na produção de cada alimento.

As ilustrações podem ser baixadas e utilizadas gratuitamente. A CIAS ainda oferece outros 14 mapas e materiais gráficos, atualizados anualmente.

Brasil em 50 alimentos – O foco da obra “Brasil em 50 alimentos” são os produtos mais importantes do ponto de vista econômico e social e como a ciência e os pesquisadores contribuíram para a geração e desenvolvimento de cada um deles. Trata-se de uma homenagem da Empresa aos cientistas e às instituições que ajudaram o Brasil na transformação de importador em um dos maiores produtores mundiais de alimentos.

O trabalho de 359 páginas envolveu mais de 150 profissionais da Embrapa. Cada alimento é apresentado em seis páginas, a partir da contribuição e com a supervisão de especialistas. A primeira edição terá 350 exemplares. A versão digital está disponível aqui.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Chocolate de café ou com sabor de café? Produtores do ES investem no doce feito com grãos especiais

2

Resíduos de agrotóxicos em alimentos: monitoramento constata boa qualidade

3

Raça Girolando bate três recordes de registros

4

Tomate saladete ganha força no campo brasileiro com foco em qualidade e resistência

5

Após queda no fim de 2025, demanda global de cacau segue pressionando os preços em 2026

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Pixabay

Resíduos de agrotóxicos em alimentos: monitoramento constata boa qualidade

vacas Girolando em sistema free stall (Pequeno)

Raça Girolando bate três recordes de registros

cacau

Após queda no fim de 2025, demanda global de cacau segue pressionando os preços em 2026

Foto ilustrativa - Envato

5 práticas financeiras que ajudam o produtor rural a começar o ano com mais previsibilidade