Automação em hidroponia – A modernização do sistema

Crédito Miriam Lins

Publicado em 29 de agosto de 2015 às 07h00

Última atualização em 29 de agosto de 2015 às 07h00

Acompanhe tudo sobre Adubação, Automação, Cultivo protegido, Hidroponia, Hortifrúti, Traça e muito mais!

 

Glaucio da Cruz Genuncio

Doutor em Agronomia – Nutrição Mineral de Plantas

glauciogenuncio@gmail.com

Everaldo Zonta

Doutor em Agronomia – Fertilidade dos Solos

Elisamara Caldeira do Nascimento

Doutoranda em Agronomia – CPGA-CS

 

Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

A hidroponia vem se destacando por associar a técnica e tecnologia de monitoramento e controle ambiental com a expectativa de qualidade de produto. O monitoramento e controle estão em função de um microclima específico gerado no ambiente protegido, e tem como diferencial o sistema hidropônico oferecer controle nutricional mais específico e equilibrado.

Assim, ao separarmos em duas vertentes de monitoramento e controle conseguimos um melhor entendimento da importância da automação em hidroponia. Fica evidente que o levantamento de dados climáticos e nutricionais envolvidos na produção em cultivo protegido e hidropônico é de fundamental importância para a garantia de maiores produtividades e qualidade dos vegetais hidropônicos.

Monitoramento ao pé da letra

No monitoramento e controle das variáveis climáticas, podem-se destacar as temperaturas máximas, médias e mínimas, assim como umidade relativa, irradiância, fotoperíodo, concentração de CO2 e velocidade do vento no interior da casa de vegetação. Ressalta-se que estes dados são passíveis de serem monitorados e, na sua maioria, controlados.

Em contrapartida, ao analisarmos o histórico da hidroponia, constatamos que por muitos anos o entendimento da ciência que trata da nutrição mineral de plantas foi o principal fator limitante para o crescimento do setor. E seu processo evolutivo deu-se pelo surgimento de tecnologias específicas, tais como a formulação de soluções de acordo com curvas de absorção das plantas cultivadas, além da evolução da adubação, como o surgimento dos fertilizantes quelatados e formulações prontas.

Temos, neste contexto, uma importante ferramenta a ser desenvolvida e implantada, que é a automação do sistema hidropônico; a qual visa, em primeira instância, a redução de prejuízos na produção e produtividade, além da garantia da qualidade visual e organoléptica das hortaliças hidropônicas.

Sistema de automação hidropônica - Créditos Gláucio Genúncio
Sistema de automação hidropônica – Créditos Gláucio Genúncio

Redução de custos

O uso da automação tem por finalidade priorizar a redução dos custos operacionais, com consequente aumento da produtividade, melhorar o controle de variáveis importantes ao crescimento e desenvolvimento das plantas nestes ambientes e, principalmente, resolver um problema evidente no Brasil, que é a indisponibilidade de mão de obra para o trabalho em hidroponia.

Automação

A automação caracteriza-se pela verificação sistemática dos mecanismos responsáveis pelo funcionamento do sistema, tendo como objetivo efetuar medições e, posteriormente, corrigir inadequações do sistema, sendo que a aplicação de técnicas baseadas na automação tem por finalidade a diminuição do uso de mão de obra e dos erros intrínsecos à logística desse controle.

Assim, o controle automatizado das variáveis nutricionais (pH, EC, temperatura e O2) torna-se um procedimento cada vez mais importante para a hidroponia, uma vez que se trata do setor internamente ligado à produção hidropônica que mais necessita de mão de obra qualificada.

Sistema de automação hidropônica - Créditos Gláucio Genúncio
Sistema de automação hidropônica – Créditos Gláucio Genúncio

Parâmetros

Os parâmetros do monitoramento e controle automatizado para hidroponia são as faixas de pH de 6,0 ±0,2, assim como valores entre 6,5 a 10,0 mg L-1 (ppm) de O2 dissolvido são os recomendados para a solução nutritiva, os quais se correlacionam com temperaturas de solução entre 22 a 27ºC.

Atenção especial deve ser tomada em faixas acima de 10 ppm de O2 dissolvido, uma vez que também pode reduzir a estabilidade do quelato utilizado para micronutrientes.

O monitoramento da temperatura e da oxigenação da solução nutritiva é de fundamental importância para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas em hidroponia, pois esses parâmetros têm correlação direta, e o aumento da temperatura diminui a solubilidade de O2 na solução.

Sistema de automação hidropônica - Créditos Gláucio Genúncio
Sistema de automação hidropônica – Créditos Gláucio Genúncio

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafés especiais: fertirrigação auxilia na produção

2

Microverdes: cultivo fácil e demanda crescente

3

Controle de pragas que causam prejuízos à physalis

4

Diversificação das cultivares de milho: que vantagens há?

5

Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

acelgas-07-2022

Microverdes: cultivo fácil e demanda crescente

Janaína-Muniz

Controle de pragas que causam prejuízos à physalis

parsley isolated on a white background

Correto manejo da salsa crespa

Pimentão - Crédito: Shutterstock

Cultivo orgânico de pimentão