Período de seca exige cuidados para evitar incêndios 

No período de seca, a prevenção é a chave para evitar incêndios e preservar nossas áreas agrícolas

Publicado em 12 de junho de 2023 às 08h00

Última atualização em 12 de junho de 2023 às 08h00

Acompanhe tudo sobre Cuidados, Incêndios, Seca e muito mais!

 Por André M. Pelanda e Rodrigo Berté, professores do Centro Universitário Internacional Uninter.  

Rodrigo Berté
Créditos: Divulgação

Com a aproximação do inverno, em muitas regiões do Brasil se inicia o período de estiagem, em que as chuvas se distribuem de maneira irregular, ou ainda, diminuem de uma maneira drástica em determinadas localidades de vários biomas. O período da seca pode afetar de maneira significativa a rotina de comunidades rurais, com consequências no plantio e nas parcerias comerciais de pequenos produtores.  

De uma forma geral, o período de estiagem tem início aproximado no mês de maio, com término entre os meses de setembro e outubro. Em uma intensidade que pode variar bastante ao longo dos anos. Nos períodos em que existe uma ausência considerável de chuvas, a vegetação nativa pode se tornar vulnerável à propagação do fogo, pois existe uma combinação de baixa umidade e temperaturas mais elevadas, especialmente, em algumas regiões de ocorrência dos biomas cerrado e caatinga.  

Alguns cuidados são necessários para evitar incêndios durante o período de estiagem, pois geram inúmeros prejuízos para o meio ambiente com consequências nocivas para a saúde da população, devido a redução da qualidade do ar, que resulta no aumento da incidência de problemas respiratórios. 

Existem ações importantes para evitar as queimadas em ambientes naturais, como evitar atear fogo em restos de poda de árvores, não lançar “bitucas” de cigarro pela janela do veículo ao longo de estradas e rodovias, não queimar resíduos, principalmente em locais próximos à vegetação seca. Além de que de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998), provocar incêndios em áreas de vegetação nativa se configura como crime, com pena prevista de reclusão e multa.  

É de grande importância que os moradores de regiões, em que o período de estiagem costuma ser intenso, tenham reservas de água de boa qualidade em suas propriedades, para que essa água seja utilizada na irrigação de pequenas lavouras e dessedentação animal. Sendo que o armazenamento de água pode ser feito por meio de cisternas e pode evitar prejuízos econômicos durante este período.  

Em casos de incêndios na vegetação nativa, primeiramente é necessário buscar um local seguro e em seguida, entrar em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros do município, para que o fogo seja contido o mais rápido possível, e assim, poder evitar prejuízos econômicos e ambientais.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo