A internet: possibilidades x necessidades no agronegócio do Brasil

Saiba como a internet tem sido grande aliada para o agronegócio.
Close up of Farmer Hands checking the crop yield and pests by using mobile Phone - Concept of Farmer using Smartphone technology and internet in agriculture farmland

Publicado em 5 de abril de 2023 às 08h00

Última atualização em 5 de abril de 2023 às 08h00

Acompanhe tudo sobre #Agronegócio, Internet, necessidades, possibilidades e muito mais!

André Luiz Delgado Corradinimestre em gestão do conhecimento e Professor da área de Ciências Agrárias na Uninter 

A internet tem sido uma ferramenta fundamental para impulsionar diversos setores da economia e o agronegócio não é exceção. Nos últimos anos, a tecnologia revoluciona como as empresas agrícolas trabalham, permitindo maior eficiência, produtividade e rentabilidade. 

André Luiz Delgado Corradini

Uma das maiores necessidades do agronegócio é o acesso à informação. A internet fornece aos produtores informações sobre os preços de commodities, previsões meteorológicas, dados de mercado, entre outras informações cruciais para tomar decisões informadas sobre a produção e comercialização de seus produtos. 

Além disso, a internet ajuda a conectar produtores com consumidores finais, eliminando intermediários e permitindo uma relação mais direta e transparente. Mediante as plataformas de comércio eletrônico e redes sociais, os produtores podem anunciar seus produtos, estabelecer preços e receber pagamentos diretamente dos consumidores. 

Outra necessidade importante do agronegócio é a gestão eficiente da produção e novamente, a internet permite que os produtores monitorem e gerenciem suas fazendas e lavouras de forma mais eficiente, via sensores e dispositivos conectados, que fornecem dados em tempo real sobre o clima, a umidade do solo e outros fatores importantes para a produção. 

A tecnologia ajuda a melhorar a eficiência do uso de recursos, saio para beber e fertilizantes, reduzindo custos e impactos ambientais. Por meio de sistemas de irrigação inteligentes e monitoramento do uso de fertilizantes, os produtores podem otimizar o uso desses recursos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção. 

As possibilidades oferecidas pela internet para o agronegócio são enormes. Uma das tendências mais promissoras é a adoção de tecnologias de agricultura de precisão, que utilizam drones, sensores e outras tecnologias para monitorar a produção em tempo real e tomar decisões baseadas em dados. Essas tecnologias permitem que os produtores identifiquem problemas de produção com mais rapidez e precisão, otimizando a produção e aumentando a rentabilidade. 

No entanto, para aproveitar todo o potencial da internet no agronegócio, é necessário superar alguns desafios. Um deles é a falta de acesso à internet em áreas rurais, que pode limitar o uso de tecnologias digitais pelos produtores.  Os números são significativos e mostram o grande desafio que os governos precisam superar. Segundo o censo agropecuário, realizado pelo IBGE em 2017, mais de 70% das propriedades rurais não possuíam conexão de internet, isto mostra que o país possui 5,07 milhões de propriedades rurais, das quais 71,8% ainda não têm acesso à internet. Isto só poderá ser resolvido com a ação específica dos governos no que se refere à infraestrutura de comunicações. Um processo que, muitas vezes, acaba caminhando em velocidade diferente ao desenvolvimento tecnológico. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

2

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

3

“O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar”, diz presidente do Sebrae

4

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas

5

Prêmio Região do Cerrado Mineiro 2025 abre inscrições com nova categoria para cafés mais doces

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem do WhatsApp de 2025-07-31 à(s) 10.54.21_af880497

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

Divulgação

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

Foto: Chat GPT/Campo & Negócios

"O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar", diz presidente do Sebrae

divulgação do Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas