Tratamento de sementes é essencial para emergência e desenvolvimento da lavoura

Investimento em tecnologia é a principal prática para obter a completa proteção do potencial produtivo das sementes
Acompanhe tudo sobre BASF, Lavoura, Tratamento de sementes e muito mais!
Divulgação

Uma das soluções para alcançar maior produtividade das lavouras é o uso do tratamento de sementes (TS), prática agrícola que visa proteger as sementes e plântulas de pragas e doenças que ameaçam a germinação, o vigor e as fases iniciais do cultivo.

Todo o planejamento que antecede a semeadura, o manejo utilizado antes e durante a proteção do ciclo do produtivo da cultura e as ações pré e pós-colheita têm como finalidade principal fazer com que planta expresse ao máximo o seu potencial produtivo, explica Felipe Gutheil, coordenador de Marketing de Tratamento de Sementes da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “E para que isso aconteça, a proteção inicial das sementes e plântulas através do TS se torna fundamental”, afirma.

O uso do tratamento de sementes com o produto Standak® Top, por exemplo, tem contribuído para obtenção de altos índices de controle para as principais pragas e doenças que afetam a germinação, emergência e o vigor das sementes, além de entregar o homogêneo estabelecimento de plantas na lavoura, etapa fundamental para a busca de altas produtividades.

Segundo Gutheil, dependendo das condições, as perdas ocasionadas pela ação de pragas e doenças em uma semente não tratada podem inviabilizar o cultivo, trazendo prejuízos significativos, não somente pelo aspecto econômico, mas também no que tange a sustentabilidade do negócio. Isso está diretamente relacionado à qualidade e sanidade das sementes e a qualidade do Tratamento das Sementes. “O estabelecimento inicial da lavoura, com a distribuição uniforme de plântulas, é um importante passo para a obtenção de plantas saudáveis e de uma lavoura com potencial para altas produtividades. Qualquer dano causado por patógenos transmitidos por sementes ou presentes no solo, bem como, as lesões causadas por insetos-pragas podem colocar em cheque a sanidade e o desenvolvimento da cultura”, salienta Felipe.

“Produtos de alta performance são aqueles que além de conferir seletividade, proteção às sementes e plântulas, também proporcionam benefícios fisiológicos positivos ao cultivo, a exemplo de Standak® Top, que além dos benefícios citados possui tripla mistura de ingredientes ativos contendo inseticida e fungicidas e formulação exclusiva desenvolvida para uso no Tratamento das Sementes. Esse conjunto traz muito mais segurança para o uso e manutenção do potencial produtivo da lavoura”, finaliza Gutheil.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Reversão das taxas impostas sobre os cafés do Brasil pelos EUA

2

PHC apresenta tecnologia sustentável para ganho de produtividade no CEPA FARM MS

3

Saca de café do Cerrado Mineiro é vendida por R$ 200 mil e quebra recorde nacional

4

Tipos de pera: cultivo, características e potencial no Brasil

5

Protetor solar para melancias existe?

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica