Manejo de pragas de precisão gera economia média de 33% na aplicação de pesticidas

O programa de manejo de pragas de precisão deve ter quatro bases: identificação de pontos de infestação; entrega de solução localizada (com o uso das ferramentas digitais); interface homem-máquina e manejo integrado de pragas.
Agricultural Pest Damage

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 09h00

Última atualização em 12 de dezembro de 2022 às 09h00

Acompanhe tudo sobre #Agricultura, Agro, Farmbox, Pesticidas, pragas e muito mais!
Crédito DepositPhotos

O manejo de pragas de precisão, que é a adoção de práticas de controle de invasores de forma localizada e em pontos específicos da lavoura, reduz o uso de pesticidas – os clientes do Farmbox que usam a ferramenta de aplicação localizada do software, tiveram uma economia média de 33% na aplicação de agroquímicos. Além da redução no custo de produção, o uso do manejo de pragas de precisão torna a agricultura mais sustentável e equilibrada.

Atualmente, o Farmbox tem 5 mil usuários ativos em todo o Brasil e países da América do Sul, monitorando mais de 3 milhões de hectares. Em 2022, a startup de agricultura digital teve um aumento de 40% no número de usuários, na comparação com o ano anterior. “O monitoramento e a gestão digital das propriedades rurais está crescendo a medida em que os agricultores comprovam as vantagens que oferecem na obtenção de dados essenciais para a tomada de decisão no campo”, explica Ivana Manke, diretora de marketing do Farmbox.

O programa de manejo de pragas de precisão deve ter quatro bases: identificação de pontos de infestação; entrega de solução localizada (com o uso das ferramentas digitais); interface homem-máquina e manejo integrado de pragas. “O uso de drones para as aplicações localizadas é indicado para dar mais precisão ao processo, utilizando também os mapas digitais de infestação”, esclarece Ivana.

Para o desenvolvimento do programa, o Farmbox oferece dentro de sua plataforma uma ferramenta que permite avaliar e planejar as áreas com infestação de pragas e doenças e organizar a aplicação localizadas dos defensivos. “A ferramenta tem acesso aos mapas de calor e outras informações sobre o desenvolvimento da cultura em cada área ou talhão como contagem de plantas e taxa de crescimento para criar zona de aplicação dos insumos. Na plataforma, é possível calcular a dosagem e o custo da operação, assim como a economia gerada na comparação com uma pulverização na área total.”

O Farmbox é um software de gestão de propriedades rurais que compila dados e informações de campo e estoques como: mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; pluviometria; agenda de aplicações; estoque de insumos; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

AgroSol: tecnologia térmica e proteção inteligente para o campo

2

Alimentos para plantar em casa e fazer um detox natural no verão

3

Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços

4

Ampla oferta global de milho em 2025 pressionou preços; etanol de milho ganhou mais espaço na demanda

5

Da curiosidade científica ao “Nobel”: a trajetória da pesquisadora Mariangela Hungria na agricultura 

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-29_162755548

Dicas para o cultivo eficiente da couve-flor

imagem_2022-06-30_140748626

Irrigação aumenta produtividade em citros

imagem_2022-06-29_160218576

Como eliminar a mosca-branca com um manejo integrado?

imagem_2022-06-29_171335924

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?