
Não é de hoje que o café está presente em praticamente todos os lares brasileiros. Essa é uma das grandes paixões nacionais. A bebida é a segunda mais consumida no Brasil e de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), mesmo diante de quadro de dificuldades em 2021, com alta de custos, baixa oferta e economia ainda afetada pela pandemia, o país marcou o crescimento de 1,7% no consumo anual.
A população brasileira consome mais de cinco quilos da bebida per capita por ano, em quantidades que variam de três a quatro xícaras por dia, colocando o país entre o top 15 do mundo no quesito consumo, em 14º lugar. No topo da lista mundial está a Finlândia, seguida pela Noruega, Islândia e Dinamarca. O clima frio por quase todo ano explica a alta ingestão de café nesses países.
Em termos de produção, o Brasil continua sendo o maior produtor e exportador do mundo, detentor desse título por mais de 150 anos. O bom desempenho registrado em 2021 quando o assunto é o consumo da bebida, demonstra um crescimento de 2,77% dentro do período, de acordo com a Abic.
LEIA TAMBÉM: