Bureau Veritas certifica fazendas de algodão

Iniciativa integra o Programa Algodão Brasileiro Responsável da Abrapa, avaliando boas práticas agrícolas, desempenho ambiental e segurança dos trabalhadores rurais.
Crédito Miriam Lins

Publicado em 29 de abril de 2022 às 14h30

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h17

Acompanhe tudo sobre Algodão, Bureau Veritas, Cotonicultura e muito mais!
Crédito Miriam Lins

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), certifica fazendas de algodão participantes do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), garantindo boas práticas agrícolas, principalmente em relação a segurança e saúde dos trabalhadores rurais. A certificação integra o programa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e avalia critérios como cumprimento das normas trabalhistas, cuidado ambiental e conformidade técnica, fomentando uma gestão mais sustentável de fazendas brasileiras.

“O Bureau Veritas desempenha um importante papel na economia algodoeira, inspecionando a qualidade de cerca de 90% do algodão produzido no Brasil. Com o Selo ABR, auxiliamos nas fases iniciais assegurando as condições de trabalho e a integridade dos colaboradores nas fazendas para uma produção mais eficiente e segura”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

“Nossa missão é promover a evolução progressiva das boas práticas agrícolas, ambientais e sociais. É imprescindível que tenhamos parceiros criteriosos como o Bureau Veritas para construir uma boa imagem para o algodão brasileiro e conquistar espaço no crescente mercado de produtos cada vez mais sustentáveis”, destaca Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.

O processo de certificação das fazendas de algodão engloba análise de documentos e auditoria presencial nas fazendas para avaliar as condições do ambiente de trabalho, como higiene e conforto, e adoção de medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, locais, máquinas, equipamentos e ferramentas sejam seguros para os colaboradores. As vistorias são realizadas por equipe especialista do Bureau Veritas, acompanhada de representantes da Abrapa e associadas estaduais. A certificação conta ainda com 51 critérios mínimos de produção de aprovação obrigatória, acordados com a Better Cotton Iniciative. A certificação ABR também busca garantir a valorização da mão de obra dos colaboradores e garantias dos direitos trabalhistas, vinculados à NR31, norma voltada à saúde e à segurança em atividades agrícolas.

O programa Algodão Brasileiro Responsável, criado pela Abrapa, se propõe a fazer toda a conformidade da produção, desenvolver uma imagem para o algodão brasileiro e alinhar os pilares da Sustentabilidade com questões governamentais e entidades do setor agrícola. Ao aderir ao programa, os cotonicultores atendem às preferências do consumidor por produtos que tenham em sua origem esforços pela preservação ambiental e justiça social. Outro benefício é a adoção de processos mais eficientes e rentáveis, que auxiliam no crescimento e desenvolvimento da economia algodoeira no Brasil. Em 2021, 84% da pluma produzida no Brasil foi certificada e cada vez mais produtores estão aderindo ao programa ABR.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

PI AgSciences incorpora a Plant Health Care (PHC)

2

Produtividade da cebola avança no Brasil com expansão dos híbridos adaptados às regiões produtoras

3

Irrigação por gotejamento: o guia completo para produtividade e economia de agua

4

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

5

illycaffè anuncia os 40 finalistas do 35° Prêmio Ernesto Illy

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

imagem_2025-11-19_153623215

SOU DE ALGODÃO: Fendt reforça compromisso com a sustentabilidade

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?