Adubação em Sistemas Integrados

A quarta edição do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária acontecerá nos dias 08 e 09 de abril de 2022 em formato presencial no município de Rondonópolis (MT), com o tema intitulado “Integrando Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade”

Publicado em 7 de abril de 2022 às 07h25

Última atualização em 7 de abril de 2022 às 07h25

Acompanhe tudo sobre Adubação, Integração de sistemas e muito mais!
Divulgação

A quarta edição do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária acontecerá nos dias 08 e 09 de abril de 2022 em formato presencial no município de Rondonópolis (MT), com o tema intitulado “Integrando Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade”. O evento é realizado pela Aliança SIPA, uma iniciativa que promove a cooperação entre os setores público e privado no fomento e incentivo de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob pilares da intensificação sustentável; e pelo grupo GPISI, da Universidade Federal de Rondonópolis. Ainda, são apoiadores o Programa Rural Sustentável – Cerrado (PRS Cerrado) e o Programa REM MT (REDD Early Movers Mato Grosso).

O objetivo do evento é reunir produtores, técnicos e especialistas em um formato dinâmico e com interação entre todos os públicos, discutindo não só as inovações na Integração Lavoura-Pecuária como também os pilares da Sustentabilidade e Gestão na fazenda, tudo isso em um ambiente propício para negócios.

O primeiro dia do Encontro acontecerá no Parque de Exposições e contará com uma programação repleta de palestras e debates divididos entre três painéis: Sustentabilidade, Gestão e Intensificação Sustentável. Ao final do dia haverá um happy hour para os participantes. Já o segundo e último dia do encontro será realizado na Fazenda Guarita, em forma de dia de campo, o qual será composto por quatro estações no experimento “Adubação de Sistemas como alternativa para intensificação sustentável em SIPA no Cerrado” conduzido pela Aliança SIPA por meio do grupo GPISI desde 2019. A manhã será finalizada com uma churrascada e boa moda de viola.

Um dos assuntos que serão abordados no evento será ‘Adubação em Sistemas Integrados: princípios e sequestro de carbono’, dentro do painel sobre Intensificação Sustentável. Segundo a palestrante, a professora Dra. Tangriani Simioni Assmann da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Pato Branco), os fertilizantes aplicados na fase pastagem de um sistema de produção integrado são aproveitados mais eficientemente do que aqueles aplicados na fase lavoura. “Grande parte desses nutrientes aplicados é reciclada para o sistema de produção via dejeto animal e é aproveitada novamente pelo cultivo plantado na sequência (milho, soja, algodão etc.). Todas essas características fazem com que áreas cultivadas em sistemas de produção integrados sejam altamente produtivas, lucrativas e sustentáveis. A adoção de sistemas de produção mais sustentáveis, tais como os sistemas integrados de produção agropecuária e de práticas de fertilização diferenciadas surgem como alternativa aos sistemas de cultivo tradicionais, com grande potencial para promover melhorias da qualidade do solo, especialmente em relação ao aumento dos estoques de carbono a curto e a longo prazo”, explica a palestrante.

A programação completa pode ser acessada pelo site https://bityli.com/ivemtilp .

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

2

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença

3

Equilíbrio nutricional: a base para lavouras mais resilientes e produtivas

4

Produtividade e tolerância a doenças elevam o padrão das lavouras de pepinos no Brasil

5

Região do Cerrado Mineiro se prepara para celebrar a 13ª edição do prêmio que valoriza os melhores cafés de origem controlada do Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Palestrantes e público durante o Conexão Abisolo 2025 em Campinas — evento sobre inovação agrícola.

Conexão Abisolo 2025 destacou pesquisa, inovação e sustentabilidade

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Parâmetros produtivos e econômicos na produção leiteira serão destaque do Encontro de Bubalinocultores

Imagem de arquivo da edição de 2024

Iagro 2025 discutirá uso inteligente de dados e IA no agronegócio

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica