Mulching Ecolon

A cultura da alface (Lactuca sativa L), uma das principais folhosas produzidas e consumidas no ...
Mulching - Fotos: Agroflex

Publicado em 5 de março de 2022 às 07h36

Última atualização em 5 de março de 2022 às 07h36

Acompanhe tudo sobre Alface, Doença, Mulching, Podridão e muito mais!

Combate às doenças e podridões na cultura da alface

Ricardo T. SuzukiEngenheiro agrônomo – Agroflex

Mulching – Fotos: Agroflex

A cultura da alface (Lactuca sativa L), uma das principais folhosas produzidas e consumidas no Brasil, é produzida em cinturões verdes ao redor das grandes cidades ou capitais, e/ou por produtores independentes em cidades interioranas.

Na maioria é cultivada a campo, mas nos últimos anos tem crescido muito o plantio em cultivos protegidos com coberturas de filmes difusores, em canteiros com Ecolon e no sistema hidropônico. Com a chegada do verão, o calor intenso e muitas chuvas, observam-se grandes perdas por vários fatores físicos, como chuvas de granizo e tempestades.

Mas, o que mais dificulta e causa prejuízos são as doenças fúngicas e bacterianas, perdas quanti e qualitativas à produção, além de doenças viróticas causadas por insetos vetores do vírus.

Estas doenças se caracterizam por infectar as plantas por podridão das raízes e murchas, por phytium e rizoctonias, ou por podridão de caules e folhas, por esclerotinias, rizoctonioses, míldios e bactérias, que muitas vezes são de difícil controle, mesmo com pulverizações de fungicidas e bactericidas.

É neste momento que a técnica da aplicação do Ecolon entra em cena. O mulching preto e branco, além de não deixar encharcar o solo pelas chuvas, permite uma secagem muito rápida onde estão as plantas, evitando a proliferação de bactérias e fungos.

Logo, a eficiência do Ecolon evita a incidência de plantas daninhas, que elimina a capina e o aumento de mão de obra, já tão escassa. Assim, sobra mais tempo para o produtor realizar outras tratativas no campo.

Linha Ecolon

A Agroflex Brasil é a maior empresa nacional em produção de filmes e lonas agrícolas, na qual é especializada. Fabrica filmes de estufas e de cobertura de solo, o Ecolon M12 ou o M24.

A linha Ecolon é composta de filmes de cobertura de solo, produzidos em alta tecnologia de coextrusã. É um filme emboçado, com materiais e aditivos de qualidade, que garantem resistência e durabilidade dos produtos, recomendado para todos os tipos de cultivos, o que promove controle das ervas daninhas, manutenção da umidade e controle de temperatura do solo.

Para várias culturas

Muito utilizado em morango, o Ecolon tem sido expandido para diversas outras culturas, como melão, tomate e hortaliças/folhosas em geral. Para estas últimas, o Ecolon M12 tem como benefícios e vantagens o controle das ervas daninhas, controle temperatura e doenças do solo.

No controle das doenças, por evitar o excesso de umidade, diminui as condições temperatura e umidade ideais para a proliferação das doenças. Flavio Kataoka, engenheiro agrônomo da Isaflora, revendedora na região do cinturão verde de Mogi das Cruzes, comenta sobre as grandes perdas ocorridas neste ano, devido às chuvas. “Produtores que utilizam o mulching tiveram perdas bem menores por doenças. E no verão, quando a oferta de mercadoria diminui, os preços também sobem, e esta é uma importante ferramenta para diminuir as perdas no campo neste período”, diz.

Outra grande vantagem do uso do Ecolon está no preparo dos canteiros. No plantio convencional, fica difícil realizar este trabalho, ou seja, o novo plantio tem que aguardar. Já com Ecolon, mesmo com chuvas é possível fazer a colheita, e ir plantado as mudas para outro ciclo da cultura. E isto só irá aumentar a economia, pois o produtor ainda conseguirá fazer vários ciclos.

Não podemos deixar de considerar os outros benefícios diretos da tecnologia, como controle das ervas daninhas, redução do custo de mão de obra para capina, economia de água, maior aproveitamento dos fertilizantes, principalmente por evitar a grande evaporação da agua junto com os nutrientes, do sistema de irrigação e energia.

Opções

A linha Ecolon é composta de filmes produzidos em dupla face, PB preto/branco e PP preto/prata, nas larguras de 1,0 a 1,80 m de largura. Ainda, pode ser comprado já perfurado na medida para o seu cultivo de alfaces.

Sua aditivação UV M12 tem 12 meses de garantia contra a ação do sol, proporcionando a utilização do filme em todo o ciclo da cultura. Para mais informações sobre a linha de produtos Agroflex Brasil, acesse nosso site ou consulte nossa equipe técnica, distribuidores e revendedores dos filmes Agroflex Brasil.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

2

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

3

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

4

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

5

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

BRS Iracema

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais