Publicidade

Saiba como aumentar a proteção do canavial contra a cigarrinha

As chuvas que marcam o fim do período seco são bem-vindas para a agricultura.
Cana - Crédito: Shutterstock

Publicado em 7 de novembro de 2021 às 09h45

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h14

Acompanhe tudo sobre Cana, Cana-de-açúcar, Canavial, Cigarra, Cigarrinha, Praga e muito mais!
Cana – Crédito: Shutterstock

As chuvas que marcam o fim do período seco são bem-vindas para a agricultura. Mas para o cultivo da cana-de-açúcar, esta época do ano requer uma atenção maior no manejo de pragas. A população da cigarrinha aumenta com o início das chuvas e pode representar grande risco de perdas de rendimento aos canaviais, sendo uma das principais pragas da cultura e que está presente na maioria das regiões produtoras de cana-de-açúcar do país.

De acordo com a Dra. Leila Luci Dinardo-Miranda, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) localizado em Ribeirão Preto – SP, “se as cigarrinhas começarem a se desenvolver partir de novembro, após o início das chuvas na região Centro Sul, nós vamos ter muitos problemas porque os canaviais estarão de pequeno porte e mais suscetíveis aos danos causados pelo inseto”. A especialista recomenda a realização do controle no momento correto, respeitando o manejo e rotações de ingrediente ativo. 

Como opção para a rotação de ingrediente ativo e para o controle mais eficiente, a BASF lança Entigris® para o combate à cigarrinha. O novo inseticida tem formulação exclusiva, com maior solubilidade, absorção e efeito sistêmico. Outros benefícios são a rápida resposta no controle e longo efeito residual de controle com flexibilidade de uso para toda época de ocorrência da cigarrinha. A solução já pode ser aplicada nos canaviais na safra 2021/22. 

“A cigarrinha ataca o canavial no período mais favorável para o desenvolvimento da cana, o que pode causar grandes prejuízos na cultura se o controle não for feito de maneira eficiente, especialmente porque a plantação já está debilitada vindo de um período de déficit hídrico considerável”, explica o gerente de Marketing de Cana-de-açúcar e Amendoim de Soluções para Agricultura da BASF, Douglas Leme de Oliveira.

A empresa oferece uma nova solução alinhada com as necessidades dos agricultores e visando o legado de todo o setor canavieiro. “A BASF é reconhecida no mercado pela consistência e credibilidade nos posicionamentos dos produtos. E isso só é possível porque trabalhamos próximo de pesquisadores e dos agricultores, alinhados com as necessidades do setor. O resultado é a eficácia que se vê no canavial”, afirma Oliveira.

Publicidade

O lançamento de Entigris® foi realizado na Fazenda BASF, novo hub de conteúdo do agro brasileiro. O evento aconteceu em 21/10/2021, com a apresentação do produto, dos desafios de controle e manejo da cigarrinha e as perspectivas de mercado para a próxima safra.

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.

Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. uso agrícola. venda sob receituário agronômico. consulte sempre um agrônomo. informe-se e realize o manejo integrado de pragas. descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. utilize os equipamentos de proteção individual. O produto Entigris® está devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número: 22420.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Publicidade

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Café - Crédito: Fernanda Duarte

Suspensão de tarifas traz alívio ao café, mas estoques baixos mantêm suporte aos preços

Fotos: Sandra Brito

Sorgo: o cereal que reescreve o agronegócio brasileiro

Lançamento da Nidera Sementes foca em alto potencial produtivo aliado à hiperprecocidade (Divulgação/Syngenta)

Syngenta lança híbrido de milho hiperprecoce mirando importante mercado do sul do Brasil

Foto: Adriano Leite

Sorgo em alta: o cereal que desafia a seca e conquista o Cerrado