Plantabilidade ideal para desenvolvimento dos cultivos

A plantabilidade é a distribuição uniforme de sementes ao longo do sulco de semeadura ...
Solo - Crédito: Shutterstock

Publicado em 9 de setembro de 2021 às 10h56

Última atualização em 9 de setembro de 2021 às 10h56

Acompanhe tudo sobre Cultivo, Plantabilidade, Semeadura, Sementes e muito mais!
Solo – Crédito: Shutterstock

A plantabilidade é a distribuição uniforme de sementes ao longo do sulco de semeadura com a quantidade e a profundidade ideais. Para tanto, é indicado chegar ao melhor espaçamento possível entre as sementes para evitar duplas e falhas, e assim garantir o bom desenvolvimento e a produtividade dos cultivos. O Farmbox, software de gestão de fazendas, apresenta os dados de forma clara para ajudar o produtor a atingir melhor plantabilidade indicada para cada região, cultura e variedade.

Trata-se de uma plataforma completa de gestão, que compila dados e informações de campo, além da plantabilidade, como: estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra e a melhor tomada de decisão do produtor.

Segundo o CEO da Checkplant/Farmbox, André Cantarelli, a melhor plantabilidade, no caso da soja, pode aumentar a produção em cerca de cinco sacas por hectare, dependendo das condições locais e do manejo adequado. “A semeadura é uma das fases que pode impactar significativamente os custos de produção, já que o custo das sementes representa em média 12% a 18% do total, dependo da cultura e da tecnologia inserida na semente.”

De acordo com o artigo publicado na Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, intitulado Espaçamento, densidade e uniformidade de semeadura na produtividade e características agronômicas da soja, a produtividade da soja aumenta com a redução do espaçamento entre linhas aliado à menor densidade de plantas, proporcionando uma melhor distribuição na área e permitindo um maior fechamento entre linhas e, portanto, melhor controle de plantas daninhas. Nas menores densidades, as plantas são mais baixas, acamam menos, e apresentam maior porcentagem de sobrevivência.

Cantarelli explica que o gestor da fazenda tem no Farmbox um acompanhamento completo da semeadura e plantabilidade. “É possível avaliar no aplicativo o histórico do plantio e gerar cálculos para um coeficiente de variação uniforme. O produtor também consegue acompanhar o trabalho das máquinas e traçar um objetivo de acordo com o número de plantas por hectare, assegurando a qualidade do plantio e a produtividade de cada talhão.”

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

No Rio, 32º Congresso do Trigo reúne especialistas para discutir competitividade e sustentabilidade

2

Safra paulista de trigo deve ultrapassar 400 mil toneladas em 2025

3

Conheça os finalistas do VII Concurso Nacional de Cacau Especial 2025

4

Citrosuco lança 3ª edição do Nutrir +, único programa de aceleração focado em agricultura regenerativa do Brasil

5

Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morango, em Seritinga

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas