Qualidade com produtividade: Novas variedades de algodão da BASF chegam ao mercado

Na tarde da última segunda-feira (01), o mercado brasileiro conheceu as novas variedades de algodão da FiberMax®, marca líder em sementes de algodão da BASF. As novidades que trazem qualidade, tecnologia e sustentabilidade para as lavouras estão disponíveis para a safra 2021/22.
Algodão - Crédito: Shutterstock

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 16h33

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h12

Acompanhe tudo sobre Algodão, Alta produtividade, BASF, Cotonicultura, Lavoura, Mercado, Sustentabilidade, Variedades e muito mais!
Algodão – Crédito: Shutterstock

Na tarde da última segunda-feira (01), o mercado brasileiro conheceu as novas variedades de algodão da FiberMax®, marca líder em sementes de algodão da BASF. As novidades que trazem qualidade, tecnologia e sustentabilidade para as lavouras estão disponíveis para a safra 2021/22.

As sementes FiberMax® são referência no mercado e contribuem com o legado da cotonicultura brasileira que vem ganhando cada vez mais destaque globalmente.

Novas variedades

A resistência múltipla à doenças é uma busca constante na estratégia de melhoramento. Além do pilar da tecnologia e sustentabilidade, as novas variedades de FiberMax já estão disponíveis para todo Brasil e contam com a resistência múltipla para auxiliar o agricultor com suas principais necessidades no campo. 

  • FM 978GLTP RM – Variedade com ciclo mais longo e com resistência a ramulária 1.
  • FM 970GLTP RM – Com ciclo médio, a tecnologia conta com a resistência múltipla ramulária 1 e 2, além do namatóide de galha. A variedade é a mais completa do mercado com foco nas necessidades do agricultor.
  • FM 912GLTP RM – Tecnologia com resistência múltipla a nematóide de galha e com ciclo precoce no campo.

As tecnologias com resistência múltipla oferecem maior controle de doenças, pragas, além de fornecer alto potencial produtivo e qualidade da fibra de referência mundial na lavoura do cotonicultor.

“Estas novas variedades regadas de altas tecnologias vão ampliar as opções para o manejo de plantas daninhas e lagartas, proporcionando melhor desenvolvimento do algodoeiro. A BASF acredita no legado da cotonicultura brasileira que é altamente tecnificada e competitiva”, afirma Marcus Lawder, gerente de produto FiberMax® da BASF.

Tecnologia, produtividade e qualidade

A BASF é referência em inovação e posiciona-se como parceira de longo prazo do agricultor brasileiro. As novas variedades chegam ao mercado com a tecnologia GLTP (GlyTol LibertyLink e TwinLink Plus) associada aos genes de resistência múltipla (traits nativos), que oferecem alto potencial produtivo do cultivo.

As variedades com a tecnologia GLTP são tolerantes aos herbicidas Liberty® e ao glifosato, o que oferece maior flexibilidade para o manejo das plantas daninhas. A tecnologia também oferece avançado controle de lagartas, facilitando o manejo na lavoura e protegendo o potencial produtivo da variedade.

Inovação

A BASF também trabalha no desenvolvimento da tecnologia TLP. O algodão TLP conta com três proteínas que garantem a melhor proteção contra as lagartas do algodoeiro e tolerância apenas ao herbicida Liberty® (glufosinato de amônio). O algodão TLP é focado no mercado brasileiro, atendendo uma demanda local. A BASF tem uma parceria de longo prazo com os cotonicultores do país para desenvolver soluções para contribuem para o legado do agricultor.

Visão de futuro

São aproximadamente 500 agricultores de algodão no Brasil, pautados pelos pilares de rastreabilidade, sustentabilidade e qualidade. Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) destaca o crescimento do mercado no país. “A minha expectativa é que o Brasil se torne o primeiro exportador mundial de algodão. Isso será apenas uma questão de tempo”. 

Sustentabilidade

FiberMax® apoia o movimento Sou de Algodão, iniciativa que promove a produção responsável, com respeito ao meio ambiente e ao trabalhador. O Brasil é o único lugar que conta com um projeto de tamanha magnitude e é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR).  

“Apoiamos o Movimento Sou de Algodão porque incentiva o uso da fibra natural no país. Além disso, acreditamos no desenvolvimento de ações de sustentabilidade na cadeia produtiva”, finaliza Lawder.

Para acompanhar a campanha de FiberMax® 100% algodão com ênfase na valorização da cultura, basta clicar aqui.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos pensamento inovador e a ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2019, nossa divisão gerou vendas de € 7,8 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 117 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 59 bilhões em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Em sua 4ª edição, Apta Portas Abertas aproxima a população da ciência aplicada ao agro

2

Instituto de Pesca aponta benefícios da macroalga Kappaphycus alvarezii no crescimento de manjericão e menta

3

Brasil será sede da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025

4

WinterShow 2025 discute desafios do trigo e da cevada diante de clima instávele novas fronteiras agrícolas

5

Pecuaristas lançam carta aberta e assumem compromissos pela sustentabilidade no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Edna Santos

Reta final da colheita do algodão no Brasil: o que o produtor ainda pode fazer para reduzir perdas e como se preparar para a próxima safra

Foto: Edna Santos

Três microrregiões concentram metade da produção nacional de algodão

Pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Daniela Dalla Costa

Mato Grosso se aproxima de safra histórica de algodão com alta produtividade na temporada 24/25

45912491701092025_Vazio-sanitario-1

Vazio Sanitário do Algodão 2025: prazos, obrigações e recomendações técnicas para cotonicultores de Minas Gerais