Abertura da Colheita do Arroz

Evento ocorre de 9 a 11 de fevereiro em formato híbrido na Estação Experimental Terras Baixas ...
Lavoura Arroz - Foto: André Matos/Irga Zona Sul/Divulgação

Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 08h47

Última atualização em 8 de fevereiro de 2021 às 08h47

Acompanhe tudo sobre Arroz, Colheita, Embrapa, Evento, Híbrido, Técnica e muito mais!
Lavoura Arroz – Foto: André Matos/Irga Zona Sul/Divulgação

Evento ocorre de 9 a 11 de fevereiro em formato híbrido na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão

O roteiro técnico que faz parte da programação da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai mostrar este ano o quanto a atividade orizícola vem se diversificando com a integração lavoura pecuária. A soja sempre muito presente, a pecuária em uma área nova traz diversas espécies forrageiras para diferentes cenários dentro do Estado e novas culturas começam também a ter espaço, como é o caso do milho.

O coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na Zona Sul, André Matos, informa que a questão da irrigação está sendo trabalhada fortemente na soja. “A área com o grão vem crescendo ano a ano e a ideia é que se tenha cada vez mais ferramentas de irrigação para evitar perdas por estiagem. São prejuízos verificados em diferentes níveis, mas sempre se perde produtividade de soja por déficit hídrico”, observa, salientando que no evento será abordada a irrigação em vários sistemas, como por inundação, subterrânea e aspersão. Em relação ao milho, destaca que a cultura está sendo trabalhada pelo Irga e sempre de maneira irrigada. “Sabemos que o investimento é muito alto e que a  irrigação no milho é praticamente obrigatória”, afirma.

Matos ressalta, ainda, a presença no Roteiro Técnico das principais universidades federais ligadas ao setor agropecuário como a Ufrgs, UFSM e Ufpel. “Também estará presente a Epagri de Santa Catarina para atender ao público do pré-germinado que tem muita representatividade, principalmente na Região Central e no Litoral Norte do nosso Estado”, enfatiza, lembrando que todos os anos a Embrapa e o Irga estão presentes no evento, além das principais multinacionais do setor.

As  empresas e instituições que estarão participando das vitrines tecnológicas são: Irga, Embrapa, Epagri/SC, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFSM, Ufrgs, Basf, FMC, SuperN, Ihara, Netafim, Zimmatic, RiceTec, Syngenta, FTSementes, Bayer, Pioneer, Brevant Sementes, Compass Mineralks, PGG Wrightson, Adama, Sindag e Morgan.

Com o tema “Os Novos Rumos do Sistema de Produção”, a 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorrerá de 9 a 11 de fevereiro em formato híbrido, com opções on-line no site do evento e presencial na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A realização é da Federarroz, correalização da Embrapa e patrocínio premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Informações e inscrições podem ser feitas em www.colheitadoarroz.com.br ou pelo aplicativo Colheita do Arroz.

Texto: Rejane Costa/AgroEffective

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tecnologia Pretec é destaque no Show Tecnológico de Verão no Paraná

2

Terceira reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 292,60 milhões de caixas

3

Demanda internacional sustenta alta dos fertilizantes em 2026 e aperta produtor brasileiro

4

Morango branco: pureza genética é a base do padrão premium

5

Dia do Feijão celebra tradição e importância nutricional do alimento

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

FRUIT_ATTRACTION_2025_260325_13h_INDY1764 (Pequeno)

Fruit Attraction São Paulo abre o credenciamento profissional para sua terceira edição

Feira do Cerrado 2026 reúne produtores em Monte Carmelo para trocar experiências, conhecer inovações e fortalecer o futuro da cafeicultura no Cerrado Mineiro. (crédito foto: André Monteiro)

Feira do Cerrado 2026 conecta produtores a novas tecnologias e estratégias de mercado

feira do cerrado

Feira do Cerrado recebe selo Evento Neutro Azul

Equipamentos de alta tecnologia expostos na Agrishow transformam a operação no campo em uma jornada de precisão e alta produtividade. (Crédito: Agrishow)

Agrishow 2026 consolida a era da gestão baseada em dados e inteligência no campo