Correto manejo nutricional da videira

Crédito Jailson Lira

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 15h16

Última atualização em 16 de novembro de 2018 às 15h16

Acompanhe tudo sobre Adubação, Boro, Cálcio, Hortifrúti, Manganês, Nitrogênio, Zinco e muito mais!

 

Marco AntonioTecchio

Engenheiro agrônomo, doutor e professor – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

tecchio@fca.unesp.br

Marlon Jocimar Rodrigues da Silva

Engenheiro agrônomo, pós-doutorando em Agronomia (Horticultura) – UNESP/FCA

Crédito Jailson Lira

Entre as inúmeras práticas culturais visando o aumento da produtividade e qualidade da uva, merece destaque a aplicação balanceada de nutrientes, em quantidades e proporções adequadas para a cultura da videira, mediante adubações equilibradas.

Verifica-se que, embora a prática da adubação seja feita pela maioria dos viticultores, eles a fazem sem conhecimento das reais condições de fertilidade do solo e das necessidades nutricionais das plantas. Dessa maneira, os desequilíbrios nutricionais encontrados nos vinhedos tornam-se frequentes, resultando em queda na produção e na qualidade dos frutos.

 

Essencialidade

Crédito Shutterstock

Dos elementos extraídos pela planta do solo, 14 são considerados essenciais, podendo ser classificados em dois grupos de acordo com a quantidade em que se encontram nos solos e nos vegetais:

Macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Quantidades exigidas em kg ha-1.

Micronutrientes: boro (B), cobre (Cu), cloro (Cl), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), zinco (Zn) e níquel (Ni). Quantidades exigidas em g ha-1.

A deficiência de nutrientes minerais no solo pode acarretar diversos problemas para a produção, causando alterações no metabolismo da planta e no suprimento adequado do elemento. Quando isso ocorre, as plantas apresentam sintomas indicadores dedeficiências. Estes indicadores dependem da função do elemento deficiente e da sua mobilidade no vegetal.

 

De olho nos sintomas

Para o bom manejo nutricional da videira, o primeiro passo a ser realizado é a amostragem de solo – Crédito Shutterstock

Os sintomas de deficiência mineral podem aparecer nas folhas novas ou nas mais velhas, a depender da mobilidade do nutriente na planta e a habilidade da planta em translocar estoques existentes deste nutriente.

Os íons N, P, K, Mg e Cl apresentam maior mobilidade, assim, os sintomas iniciais de suas deficiências se manifestam nas folhas mais velhas; S, Cu, Fe, Mn, Zn e Mo, que são íons de pouca mobilidade, e Ca e B que são imóveis, manifestam seus sintomas de deficiência primeiramente nas folhas mais novas.

 

Exigência nutricional da videira

Crédito Jailson Lira

A exigência nutricional refere-se à quantidade de nutrientes que a videira retira do solo, do adubo e do ar atmosférico durante um ciclo de produção. A determinação da quantidade de nutrientes extraídos pelos cachos, folhas e ramos da videira é muito importante, pois em função desses valores é possível estabelecer uma ordem decrescente de exigência da cultura pelos macro e micronutrientes, auxiliando nos programas de adubação.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Safra do Hemisfério Norte começa a influenciar preços do açúcar, aponta Hedgepoint

2

Acadian participa do Congresso Andav 2025 com foco em inovação, produtividade e sustentabilidade

3

Tangerina ponkan de Cerro Azul recebe Indicação Geográfica e ganha destaque nacional

4

Rovensa Next adota nova comunicação nas embalagens de seus produtos no Brasil

5

Inauguração da Inpasa em Balsas atrai autoridades e reforça expansão industrial no Maranhão

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Tangerina ponkan de Cerro Azul reconhecida como Indicação Geográfica no Paraná

Tangerina ponkan de Cerro Azul recebe Indicação Geográfica e ganha destaque nacional

1 (Médio)

Produção de porta-enxertos de abacateiros no Brasil

Foto 01 (Médio)

Telas aliadas no cultivo de pepinos

Foto 01 (Médio)

Luxembourg: soluções inéditas para HF