Safra de verão – Hora da decisão sobre os insumos agrícolas

Crédito Luize Hess

Publicado em 1 de novembro de 2018 às 07h42

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 15h44

Acompanhe tudo sobre Adubação, Água, Arroz, Feijão, Gestão, Plantio direto, Tela e muito mais!

 

Crédito Luize Hess

Os agricultores devem ir às compras o quanto antes, considerando que esta é a melhor época para analisar os custos na ponta do lápis, prevenir contra possíveis problemas na entrega dos produtos e ainda conseguir se programar para fazer o plantio logo no início da janela. Além disso, as indústrias estão mais abertas a oferecer condições comerciais vantajosas. A sugestão é do engenheiro agrônomo Wladimir Chaga, presidente da BRANDT do Brasil, subsidiária da norte-americana BRANDT, uma das maiores fornecedoras mundiais de especialidades para a agricultura.

Chaga aponta cuidados que os agricultores devem ter ao planejar seus investimentos para a próxima safra. “É preciso ter cautela em relação ao clima. É de extrema importância observar esse aspecto. Outro ponto relevante refere-se aos preços das commodities. Deve-se analisar a melhor hora de fechar a venda: se é melhor antecipar ou aguardar um momento mais adequado”, explica.

No momento da compra dos insumos, também é preciso avaliar se é melhor fazer o pagamento à vista ou a prazo, tendo em vista as alterações do mercado financeiro. Pode ser mais vantajoso deixar o dinheiro guardado ou antecipar as contas, negociando menores taxas de juros.

Wladimir Chaga também destaca que na hora da compra dos insumos é muito importante trabalhar com fornecedores idôneos, com referências positivas e reconhecidas pelo mercado e que tenham referências de performance comprovada no campo.

Sobre o plantio propriamente dito, o presidente da BRANDT do Brasil ressalta a importância de seguir a recomendação técnica de cada variedade, cultura e região. “É preciso respeitar que algumas culturas podem ser plantadas um pouco mais cedo e outras um pouco mais tarde, pois para cada região do Brasil há um período mais adequado para o cultivo“, diz Wladimir Chaga.

Outro aspecto relevante é “fazer um bom manejo de ervas daninhas no plantio direto, para que a planta consiga crescer sem a matocompetição, como costuma ocorrer na cultura da soja”, completa o engenheiro agrônomo e presidente da BRANDT do Brasil.

 

Insumos agrícolas

 

Wladimir Chaga ainda explica a importância e os ganhos que os agricultores podem ter no investimento em fertilizantes foliares para as culturas de verão, como soja, milho, feijão e arroz. “A utilização dos fertilizantes foliares pode render de duas a 12 sacas a mais para a lavoura de soja, em comparação ao cultivo que não utiliza a técnica da adubação foliar“.

A análise do solo também é uma etapa importante da produção com qualidade e produtividade. “Com a análise, é possível conhecer a capacidade de determinado solo em suprir nutrientes para as plantas. O uso de fertilizantes especiais nesse processo também garante aos agricultores uma melhora na performance da cultura, proporcionando maior rendimento se comparado a outras técnicas convencionais de adubação“, conclui Wladimir Chaga.

 

Essa matéria você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Como podar limoeiro e garantir um pomar produtivo

2

Tipos de cacau: características, uso, renda e condições de plantio

3

Semana Internacional do Café 2025 cresce se consolida como palco global do setor

4

Quando plantar cenoura: qual a época certa de plantio?

5

Como eliminar cupim da terra e proteger as plantas

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Pavilhão da Semana Internacional do Café 2025

Semana Internacional do Café 2025 cresce se consolida como palco global do setor

Produtores de soja participam de campo auditado do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja 2025 do CESB.

Desafio CESB 2025 abre inscrições para produtores de todo o Brasil

Divulgação

Região do Cerrado Mineiro celebra 20 anos de Indicação Geográfica com experiências sensoriais e inovação na SIC 2025

Produtores de café participam de palestra técnica do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 no Sul de Minas.

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra etapas em novembro