Melhoramento genético de cenouras traz mais produtividade e atende às exigências do consumidor

Publicado em 28 de setembro de 2018 às 12h42

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h43

Acompanhe tudo sobre Cenoura, Colheita, Laranja, Rentabilidade e muito mais!

imagem_release_1440316

No Brasil o cultivo da cenoura está dividido em verão e inverno, sendo o cultivo no verão de maior complexidade, uma vez que existem inúmeros fatores ambientais que influenciam no desenvolvimento da cultura como: temperatura, fotoperíodo, chuvas, problemas fitossanitários, entre outros que interferem na produção. Por isso a escolha e utilização de variedades adaptadas a estas condições são de extrema importância para os produtores obterem êxito no cultivo em estações mais quentes e úmidas.

imagem_release_1440334

Diante disto, a Agristar tem investido nos últimos anos em seu programa de melhoramento genético para culturas tropicais, entre elas a cenoura de verão, onde tem buscado o desenvolvimento de materiais adaptados às diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de introduzir no mercado produtos que atendam às exigências tanto dos produtores quanto dos consumidores. Fruto desse trabalho, as cenouras híbridas de verão AGR 123 e AGR 125 foram lançadas recentemente no mercado, e são resultado da pesquisa com genética 100% nacional. São materiais que apresentam elevada produtividade, de ciclo precoce, entre 90 e 100 dias após semeio e são resistentes às principais doenças foliares.

imagem_release_1440326

“Ambas possuem raízes de formato cilíndrico com fechamento de pontas arredondado, pele muito lisa e coloração alaranjada intensa, tanto interna quanto externamente. São materiais de excelente padronização das raízes, o que contribuirá para melhor rentabilidade ao produtor. Outra característica importante que estes materiais apresentam é a possibilidade do produtor realizar colheita mecanizada, ambos se adéquam à prática“, explica o especialista em Bulbos e Raízes, Samuel Sant’Anna.

O conhecimento das condições climáticas da região que se pretende realizar o cultivo é determinante na escolha dos híbridos, pois o Brasil tem verões quentes e chuvosos, e a alta umidade relativa associada às temperaturas elevadas neste período, favorecem o surgimento dos patógenos causadores da principal doença que afeta a cultura, chamada de complexo das folhas, causada por Alternaria dauci, Cercospora carotae e Xanthomonas hortorum pv.carotae.

imagem_release_1440329

“Por isso, a importância da escolha de materiais que apresentem resistência a este complexo de doenças é fundamental, assim como outro fator importante a ser considerado é a época do semeio. Esta deve ser levada em consideração, uma vez que existe uma interação entre temperatura e fotoperíodo, que pode ocasionar o florescimento precoce em alguns casos, tornando as raízes sem valor comercial, condição indesejável aos produtores desta hortaliça, por isso o produtor deve estar atento na escolha dos materiais“, detalha Sant’Anna.

imagem_release_1440328

Sobre a Agristar
Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui cinco unidades voltadas para pesquisa e desenvolvimento de produtos localizadas estrategicamente em SP, MG, GO, SC e RN, principais polos produtores do país. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

2

Cenoura híbrida transforma desafios climáticos em oportunidades para a horticultura brasileira

3

Paranavaí sediará a 4ª Feira Internacional da Mandioca com expectativa de superar R$ 250 milhões em negócios

4

Pesquisa revela diversidade e alto valor nutricional em feijões amazônicos

5

Evento sobre perspectivas para o Comércio Sino-Brasileiro Sustentável de Carne Bovina acontece em Brasília

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Paranavaí sediará a 4ª Feira Internacional da Mandioca com expectativa de superar R$ 250 milhões em negócios

cacau

Cacau de Rondônia se consolida como nova fronteira produtiva e atrai estudos em irrigação de precisão

Laranja - Crédito: shutterstock

Exportações 2025/26 de suco de laranja começam em ritmo lento

maxximudas (1)

Royal Royce: o futuro chegou!