Propagação vegetativa – Desafio no cultivo de fruteiras

Crédito Ana Maria Diniz

Publicado em 18 de julho de 2018 às 07h58

Última atualização em 18 de julho de 2018 às 07h58

Acompanhe tudo sobre Cerrado, Enxertia, Fruta, Maracujá e muito mais!

Rodrigo Cezar Franzon

rodrigo.franzon@cpac.embrapa.br

José Carlos Sousa Silva

Pesquisadores da Embrapa Cerrados

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

O potencial de utilização de espécies nativas nos sistemas de produção, nas diversas regiões do Brasil, é assunto bastante frequente nos meios de pesquisa, acadêmico e rural. Existem boas perspectivas de comercialização de frutas nativas, principalmente em nichos de mercado ávidos que buscam novidades, especialmente em grandes centros. No entanto, na prática são poucos os resultados positivos e promissores.

Isso se deve, em grande parte, à falta de conhecimento sobre as espécies nativas de modo geral.

Exploração

Quando a finalidade é a exploração econômica, alguns fatores devem ser considerados, entre eles a busca de um método adequado de propagação vegetativa, visando à formação de pomares uniformes e de qualidade. Um dos principais fatores que garantem o sucesso na produção de frutas é a qualidade das mudas utilizadas na implantação de um pomar.

A produção de mudas de qualidade depende de cuidados que vão desde as instalações até a obtenção do material adequado e a execução correta das práticas recomendadas para cada espécie.

Na fruticultura comercial, o processo de produção de mudas, em geral, é realizado por propagação vegetativa assexuada ou clonal, que pode ser realizada por meio de diversos métodos, sendo a enxertia e a estaquia os principais. A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, tais como qualidade de fruto e resistência a doenças, e com idênticas necessidades climáticas e de solo, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares economicamente rentáveis.

Em alguns casos, as mudas podem ser produzidas por sementes. Porém, embora esse método tenha sido muito usado no passado, atualmente o seu uso é restrito, em espécies comerciais, quase que exclusivamente para obtenção de porta-enxertos, também conhecidos como “cavalos“.

A propagação por sementes também é utilizada para plantas que não podem ser multiplicadas por outro meio e que a semente é a única forma viável de propagação, como é o caso do mamoeiro e do coqueiro, entre outras.

A técnica ainda pode ser utilizada para formar mudas de espécies que suportam bem a propagação sexuada, conservando suas características, como é o caso do maracujá; e no melhoramento genético, com a finalidade de criar novas cultivares. Também é utilizada a propagação por sementes em estudos com espécies em fases iniciais de exploração, como é o caso das fruteiras nativas, em sua grande maioria.

Para diversas espécies nativas são conhecidos trabalhos de seleção de matrizes com excelentes características agronômicas, e que poderiam viabilizar o início de cultivos. Entretanto, algumas medidas são necessárias para que essas frutíferas sejam introduzidas nos sistemas de produção. Uma das mais importantes é a oferta de mudas uniformes e de qualidade, o que implica no desenvolvimento de tecnologia para a propagação vegetativa de matrizes selecionadas.

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Setor da maçã ganha premiação inédita: ABPM celebra inovação e liderança na pomicultura

2

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

3

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

4

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

5

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Setor da maçã ganha premiação inédita: ABPM celebra inovação e liderança na pomicultura

Limão - Foto: Pixabay

A força do Limão Paulista: exportação cresce 21% em 2025

Divulgação

Microverdes: o que são, como cultivar em casa e maneiras de incluir na alimentação

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais