Policote Phós – Aditivo para aumentar a eficiência da adubação fosfatada

Créditos Roberto Reis

Publicado em 10 de junho de 2018 às 07h37

Última atualização em 10 de junho de 2018 às 07h37

Acompanhe tudo sobre Adubação, Coró e muito mais!

Roberto Reis

Engenheiro agrônomo, doutor e diretor técnico/Wsct

Créditos Roberto Reis
Créditos Roberto Reis

Devido à baixa disponibilidade natural de fósforo em solos tropicais e à necessidade de fósforo pelas plantas, o uso de fertilizantes fosfatados se constitui em importante ferramenta para a obtenção de altas produtividades. Entretanto, este insumo apresenta baixa eficiência de utilização na agricultura.

Várias estratégias têm sido utilizadas para aumentar a eficiência da adubação fosfatada, dentre estas, o uso de fertilizantes de eficiência aumentada, constituindo-se em mais uma ferramenta à disposição do agricultor para ter êxito no uso de fertilizantes.

Assim, os fertilizantes de eficiência aumentada têm, a cada dia, sido mais utilizados na agricultura. Dentre estes, destacamos aqueles revestidos com Policote Phós, uma tecnologia de revestimento de fertilizante fosfatado visando aumentar a eficiência agronômica da adubação fosfatada.

A tecnologia Policote Phós foi validada em experimentos realizados em instituições de pesquisa de diferentes regiões do Brasil, que podem ser acessados no site da Wirstchat (wsct.com.br), empresa que comercializa o Policote Phós. Nestes experimentos, a resposta às doses de fósforo utilizando adubo fosfatado comum e adubo fosfatado revestido com Policote foram comparadas, mostrando melhor desempenho (aumento da eficiência da adubação fosfatada e maior produtividade) ao utilizar o adubo revestido com Policote Phós.

Foto 0210

Parcerias

Para atender o agricultor, a Wirstchat tem parcerias com empresas misturadoras de fertilizantes, como a Fertigran nos Estados de Minas Gerais e Goiás, a Fertipar Bandeirantes no Estado de São Paulo e a Fertipar no Estado do Mato Grosso do Sul.

Em cada misturadora, o adubo revestido com Policote Phós recebe um nome próprio. Por exemplo, na Fertigran o adubo fosfatado revestido com Policote recebe o nome de Fertigran P, enquanto na Fertipar Bandeirantes recebe o nome de FertiBandCoat e na Fertipar recebe o nome de Super P.

Policote Phós já é utilizado há várias safras com resultados satisfatórios junto aos agricultores. Por exemplo, Sidnei Nagano, agricultor de Coromandel (MG), utiliza o Fertigran P desde 2003, com resultados satisfatórios. Ele comenta que “o uso do Fertigran P aumentou as médias de produção e o nível de fósforo no solo“.

Segundo Ângelo Ximenes, agricultor e consultor da Coperplan, Dourados (MS), “o Super P é um produto diferenciado, com excelente qualidade de fabricação, facilitando a semeadura e resultando em produtividade comparada ao MAP, porém, por um custo menor por hectare“.

Ivanildo Martins dos Santos, agricultor de Pires do Rio (GO), que utiliza o Fertigran P há três anos, comenta que está satisfeito: “utilizando o Fertigran P estou tendo bons resultados de produtividade“.

Utilizando o Super P por dois anos seguidos, José Luiz Amaral, agricultor de Naviraí (MS), comenta estar muito satisfeito com os resultados, pois“é possível ajustar a dose aplicada de fósforo obtendo-se a mesma produtividade do MAP por um custo menor“.

 

Essa matéria você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

2

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

3

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

4

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

5

Porto de Vila do Conde movimenta 9,5 milhões de toneladas e lidera movimentação na Região Norte em 2025

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Créditos Ihara

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

Foto: Divulgação/Seapa

Exportações do agronegócio mineiro crescem 17% no período de janeiro a julho

Divulgação Emater-MG

Concurso de Qualidade do Café da Região de Manhuaçu 2025 abre inscrições até 5 de setembro

Foto: Freepik

A cadeia produtiva do café no brasil: importância, processos e perspectivas