Arte & Café, uma história de 50 anos

Publicado em 3 de março de 2018 às 19h19

Última atualização em 3 de março de 2018 às 19h19

Acompanhe tudo sobre Café, Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Pinta, Tela e muito mais!
Crédito Arquivo pessoal
Crédito Arquivo pessoal

Nascida na cidade universitária de Viçosa (MG), Valéria Vidigal é filha do casal João da Cruz Filho e Maria Auxiliadora Vidigal da Cruz. Sua história é baseada na arte e no café -sua mãe artista plástica e seu pai foi professor universitário na UFV, agrônomo, fitopatologista e inventor da “Calda Viçosa“.

Começamos assim para vocês entenderem a vida dessa artista apaixonada por arte e por café. Desde menina, ouvindo os seus pais conversarem sobre arte e café, jamais imaginou um dia o café virar tema exclusivo das suas pinturas.Pois bem, foi isso mesmo que aconteceu.

No seu currículo, Valéria Vidigal começou cedo a pintar em tela, depois foi manequim, radialista, apresentadora de telejornal, marchand, professora de artes e colunista social. Formada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa e casada com o engenheiro agrônomo Gianno Brito, também filho de cafeicultor, o casal tem três filhos, Rafaela (estudante de Medicina), Isabela (estudante de Direito) e Renato (estudante do Ensino Fundamental).

A vida dessa mineira é pura arte e o café é sua inspiração. Cafeicultora na Bahia e proprietária de uma fazenda que mescla Café com Arte, sua assinatura está presente em vários ambientes da fazenda.

Considerada a Porta-Voz do Café em Cores, podemos ver que a sua paixão vai além das fronteiras brasileiras. Com mais de 100 exposições pelo Brasil e exterior, suas obras retratam cenas do cotidiano desde a plantação, passando pelas lavouras de vários países, dos classificadores e degustadores de café, das lindas flores ao fruto amarelo e vermelho, do cafezinho à mesa dos apaixonados pela bebida, até o imaginário, motivo que a levou receber medalhas pelo belíssimo trabalho, a exemplo da exposição em Dubai (2014).

Uma mineira que há 25 anos reside na Bahia, hoje coleciona várias homenagens e títulos, a exemplo de Título de Cidadã Conquistense (2013) e Cidadã Baiana, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (2017), e agora em 2018 irá receber o Troféu Glauber Rocha, pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Sua biografia está escrita no livro “Brasil de A a Z“ da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Suas obras estão ilustradas em catálogos de artes do Brasil e da Itália, e em vários livros, a exemplo do “Café & Saúde“ do saudoso Dr. Darcy Roberto Lima, as capas dos anais do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, revistas científicas do agronegócio café e nos Anuários do Café.

Sua paixão, além da pintura, também está na coordenação do Encontro Nacional do Café, idealizado por Valéria em 2007. Neste ano acontecerá a 12º edição no mês de maio na Fazenda Vidigal, município de Barra do Choça (BA).

 “Viver em prol da arte e da cafeicultura me dá uma alegria imensa, pois o trabalho na fazenda me proporciona inspiração para pintar minhas telas. Minha vida é uma dedicação à família, às fazendas de café e à arte Trabalhar alimenta a alma. Só tenho que agradecer ao nosso bom Deus pela saúde e por tantas conquistas“.

Essa matéria você encontra na edição de março 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Aplicação de gesso agrícola em lavoura de café pela CultiBras

CultiBras: como a empresa transforma a fertilidade do solo em produtividade no café

Plantação de soja na Bahia

MAPA divulga calendário da soja 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia

Sacas de café prontos para exportação em porto brasileiro

Exportação de café do Brasil cai 28% em abril, mas safra 2025 segue com recordes