Congresso Brasileiro de Agroecologia reunirá mais de 3 mil pessoas no Semiárido para debater justiça climática

Evento acontece entre os dias 15 e 18 de outubro em Juazeiro da Bahia.
Acompanhe tudo sobre agroecologia e muito mais!

Entre os dias 15 e 18 de outubro, Juazeiro (BA) sedia a 13ª edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que discute como a convivência agroecológica das pessoas com os territórios écapaz de apresentar soluções frente à crise climática e de alimentar o planeta. 

O Semiárido brasileiro, historicamente associado à escassez, se transforma em palco de esperança e inovação diante das mudanças climáticas. É nesse território, que já viveu grandes secas e hoje simboliza resistência e criatividade, que o CBA acontece, com atividades no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e em diversos espaços da cidade. Com o tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, o encontro reúne pesquisadores, agricultores, povos e comunidades tradicionais para debater práticas e políticas capazes de enfrentar os efeitos do aquecimento global e reconstruir sistemas alimentares de forma sustentável e justa. 

“A agroecologia é uma ferramenta de transformação social e ecológica. É uma ciência dos lugares, que só faz sentido quando conectada aos biomas e às pessoas que vivem e manejam esses ambientes como parte da vida”, explica Claudia Schmitt, diretora da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), entidade organizadora do evento. 

Ao trazer o Congresso pela primeira vez para o Semiárido, a ABA-Agroecologia reforça a importância de um modelo de desenvolvimento que aprende com o clima. Segundo Cícero Félix, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), “hoje é possível enxergar o Semiárido como um dos territórios que mais produzem alimentos saudáveis no país. Isso foi resultado de políticas estruturantes de acesso à água, de tecnologias sociais e de fortalecimento das famílias rurais”. 

Mapa inédito de iniciativas agroecológicas no Brasil será lançado durante o 13º CBA 

Durante o 13º CBA, será lançada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) uma publicação com os principais resultados do mapeamento inédito “Agroecologia, Território e Justiça Climática”, que revela como as práticas agroecológicas estão enfrentando os impactos das mudanças climáticas e reestruturando sistemas alimentares em todo o Brasil. 

O estudo, realizado entre abril e junho de 2025, identificou 503 experiências agroecológicas em 307 municípios, mobilizando mais de 20 mil pessoas de diversos grupos, incluindo agricultoras e agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, jovens, estudantes e comunidades tradicionais. Mais da metade das experiências (56,3%) relatou queda na produção devido às mudanças climáticas, enquanto 48,1% apontou perda de alimentos. Por outro lado, práticas como manejo do solo (70,7%), diversificação produtiva (63%), plantio de árvores e reflorestamento (56,9%), compostagem (52,7%) e tratamento ecológico de esgotos (26,2%) mostram como as comunidades têm se adaptado e promovido a justiça climática em seus territórios. 

Programação une ciência com arte, cultura e mobilização popular

A programação do 13º CBA combina reflexão científica, trocas populares e atividades culturais abertas ao público. Entre os destaques estão a Conferência de Abertura, no dia 15 de outubro, às 20h, com o tema “Agroecologia, justiça climática e convivência com os territórios brasileiros”, e o Terreiro de Inovações Camponesas, espaço que reúne experiências práticas de agricultores e agricultoras experimentadores. Haverá ainda a Feira da Biodiversidade, o Festival de Cinema Agroecológico e apresentações culturais em diferentes pontos da cidade, promovendo uma ciência pública e cidadã comprometida com a construção dos territórios agroecológicos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

2

Bioinsumos no Brasil: política pública ou força de mercado?

3

Irregularidade das chuvas atrasa semeadura da soja e acende alerta para o início da safra 2025/26

4

Audiência aponta uso da CDO como subvenção para enfrentar crise do arroz

5

Apicultura se torna alternativa de renda no Alto do Jequitinhonha  

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Arquivo

Bioinsumos no Brasil: política pública ou força de mercado?

Divulgação

Audiência aponta uso da CDO como subvenção para enfrentar crise do arroz

Divulgação

Região do Cerrado Mineiro leva cafés premiados ao mercado com leilão on-line nos dias 3 e 4 de dezembro

Irrigação - Crédito: Shutterstock

O desenvolvimento da irrigação dentro do agronegócio