Recomendação agronômica eficiente é resultado do controle de qualidade

Crédito: Shutterstock

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 08h30

Última atualização em 7 de outubro de 2025 às 08h04

Acompanhe tudo sobre Brasilquímica e muito mais!

Bruno Neves
Doutor em agronomia e gerente técnico da BRQ Brasilquímica
Gabrielle Capatto de Carvalho
Engenheira química e supervisora de controle de qualidade na BRQ Brasilquímica

A agricultura moderna exige, além do conhecimento técnico e visão estratégica, uma sólida integração entre ciência, indústria e campo. A eficiência agronômica de qualquer produto ou recomendação está diretamente ligada à qualidade com que este produto foi desenvolvido, produzido e disponibilizado ao agricultor.

 Nesse sentido, a indústria desempenha um papel essencial ao garantir processos produtivos padronizados, matérias primas de excelência e rigoroso controle de qualidade.

Bruno Neves, gerente técnico
da BRQ Brasilquímica

Máxima eficiência em campo

Um bom fertilizante, sólido ou líquido, só atinge sua máxima eficiência em campo quando é fabricado dentro de normas técnicas precisas, com rastreabilidade e comprovação analítica.

Assim, como a recomendação de um engenheiro agrônomo deve ser embasada no conhecimento, a indústria, respaldada pela equipe de controle de qualidade, precisa assegurar que o produto entregue corresponda fielmente às especificações declaradas. Essa sinergia garante que o agricultor, não apenas aplique a dose correta, mas também utilize um insumo confiável, seguro e eficaz.

Sob a ótica agronômica, a eficiência produtiva está ligada a fatores como disponibilidade de nutrientes, absorção pelas plantas, compatibilidade com o manejo da cultura e adaptação às condições edafoclimáticas.

 Contudo, nenhum desses fatores se sustenta se o insumo utilizado apresentar variações de pureza, concentração ou solubilidade. É nesse ponto que a atuação da indústria, com rigorosos protocolos de controle de qualidade, se torna determinante para a sustentabilidade da agricultura.

Consistência lote a lote

Os processos de reação, formulação e estabilização de produtos atendam aos mais altos padrões, garantindo consistência lote a lote. Isso proporciona confiança não apenas ao agrônomo que recomenda, mas também ao agricultor que investe em tecnologias para potencializar sua produção.

Além disto, com o propósito de garantir qualidade dos produtos, os processos de melhoria contínua é uma rotina para o laboratório de controle de qualidade. Portanto, desde a homologação da matéria prima até a expedição do produto acabado, nossa missão é garantir qualidade em todas as etapas do processo.

Controle de qualidade

 O Controle de Qualidade enfrenta diariamente os desafios de um setor em constante crescimento, que a cada ano impõe requisitos mais rigorosos e estabelece novas diretrizes e metodologias analíticas.

 Esse trabalho assegura não apenas a eficiência dos produtos e a ausência de contaminantes, como metais pesados, mas também a conformidade com normas regulatórias, a credibilidade da marca e a otimização dos custos produtivos.

 Portanto, a eficiência agronômica não deve ser vista exclusivamente como fruto da recomendação técnica em campo, mas como resultado de um elo integrado entre pesquisa agronômica, validação a campo dos produtos, processos industriais modernos e controle de qualidade assertivo.

 É essa integração que assegura maior produtividade e segurança alimentar, consolidando a máxima de que uma recomendação agronômica eficiente é, antes de tudo, consequência direta de um rigoroso controle de qualidade na indústria.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

máquina solo

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

Leonardo Brusantin, gerente da cultura de cana-de-açúcar da FMC

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Minerva Solidário

Minerva Foods e ABANORTE fortalecem fruticultura familiar e valorizam o selo 100% Nortineiro em Janaúba-MG